Tory Burch pede desculpa por cópia das camisolas poveiras

Tory Burch admitiu, esta quinta-feira ao final da tarde, num texto escrito em português, ter errado no que toca à camisola que vende como se fosse sua, sendo esta uma clara cópia das camisolas poveiras.

Tory Burch pede desculpa por cópia das camisolas poveiras

A estilista norte americana Tory Burch está a vender e uma camisola de lã, uma camisola poveira, peça de artesanato histórica ligada à comunidade piscatória de Póvoa de Varzim, como sendo de design próprio e a um preço de 695 euros. Este preço é dez vezes superior ao da camisola poveira.

A peça, que custa 695 euros, chegou a ser apresentada como de inspiração mexicana, informação que foi retirada depois da acusação de apropriação.

O processo de certificação da camisola poveira decorre há seis meses e a peça surge em Ala-Arriba” filme realizado por Leitão de Barros em 1942. Antes disso, em 1938, foi sido usada por Grace Kelly. A camisola é inconfundível pelos bordados de linhas vermelhas com motivos marítimos.

Tory Burch admitiu, esta quinta-feira ao final da tarde, num texto escrito em português, ter errado no que toca à camisola que vende como se fosse sua, sendo esta uma clara cópia das camisolas poveiras.   “Pedimos sinceras desculpas ao portugueses – foi levado ao nosso conhecimento que atribuímos erroneamente uma camisola da nossa coleção Primavera 2021 como inspirada em Baja-Mexico”.

A estilistadiz que a equipa está a corrigir o erro “de imediato” e a “trabalhar em conjunto” com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim “de forma a encontrar as melhores soluções para apoiar os artesãos locais”. No final do texto deixa ainda um link para o site da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim

Impala Instagram


RELACIONADOS