Torres Vedras. Associação pede voluntários para dar “colinho” a bebés

A Renascer CAT – Centro Comunitário de Torres Vedras lançou um apelo no Facebook onde pede voluntários para dar colo a três bebés.

Torres Vedras. Associação pede voluntários para dar

Torres Vedras. Associação pede voluntários para dar “colinho” a bebés

A Renascer CAT – Centro Comunitário de Torres Vedras lançou um apelo no Facebook onde pede voluntários para dar colo a três bebés.

A Renascer CAT – Centro Comunitário de Torres Vedras lançou um apelo no Facebook onde pede voluntários para dar colo a três bebés.

“Temos na nossa casa três bebés, com menos de seis meses, a precisar de muito colinho, estimulação e tempo só para eles.
O que é necessário para ser voluntário de colinho:
✅Ter mais de 18 anos;
✅Ter disponibilidade 2 a 3 horas por semana, durante o fim de semana ou de 2ª a 6ª feira no período da tarde;
✅Ter muitos miminhos para dar❗️
Oferecemos: Seguro”, pode ler-se na publicação. 

O Centro de Acolhimento Temporário Para Crianças em Risco (CAT) Renascer, é uma resposta social do Centro Comunitário de Torres Vedras e destina-se a acolher crianças dos 0 aos 12 anos, em situação de perigo. São muitas vezes crianças privadas do meio familiar, vítimas de violência, negligência ou maus tratos, provenientes de famílias cuja situação exija apoio transitório que permita a estabilização de vida familiar. O CAT Renascer pressupõe o acolhimento temporário até 6 meses, podendo, no entanto, prologar-se de acordo com as características de cada criança e a definição do seu projeto de vida.

 

Dar muito colo é 100% benéfico, sabia?

Dar (muito) colo e (muito) mimo é absolutamente crítico para todos os bebés, tem zero de consequências negativas e é 100 por cento benéfico, pode ler-se na CRESCER.

“É mesmo isto que defendo e, quem me conhece ou acompanha o meu trabalho, sabe que para mim não há Bebés estragados! E não sou só eu que o digo. Existem inúmeros estudos que o afirmam, comprovam e defendem.

Para os Pais desse lado, já vos aconteceu certamente alguém lhes dizer que estão a «dar demasiado colo» e que «vão habituar mal o Bebé». E a dúvida instala-se, sobretudo, nos primeiros meses dos Pais de primeiro berço.

Mas não se penalize por seguir os seus instintos, que são mesmo os mais corretos! Estudo após estudo, a ciência comprova que dar colo ao seu Bebé não é de todo prejudicial, e é mesmo uma parte essencial no que toca aos primeiros cuidados dos bebés, com um impacto a longo termo na sua saúde e desenvolvimento.

 Dou-vos a conhecer dois destes mais recentes estudos. Há uns tempos, um deles, demonstrou que o contacto pele com pele, nos primeiros tempos após o nascimento, melhora o neurodesenvolvimento e está associado a um QI elevado, reduzindo os níveis de agressividade. Para além disso, o contacto pele com pele também aumenta a probabilidade de sucesso na amamentação, e pode até tornar alguns procedimentos médicos menos dolorosos para os Bebés”, escreve a Psicóloga pediátrica Clementina Almeida, mentora do projeto ForBabies Especialistas em Bebés.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS