Tempo quente acaba hoje e amanhã regressa a chuva [previsões IPMA]

A Europa vai sofrer nova onda de calor nos próximos dias, mas Portugal escapa ao castigo das altas temperaturas e prevê-se inclusive o regresso da chuva.

Tempo quente acaba hoje e amanhã regressa a chuva [previsões IPMA]

A previsão do tempo para os próximos dias aponta o reforço do cenário ‘bipolar’. No constante sobe e desce de temperaturas, Portugal continental voltará a ter temperaturas muito inferiores às da última semana. À Europa, porém, está a regresso uma nova onda de calor. A Bélgica emitiu um aviso vermelho para o tempo quente em todo o país. E o mesmo se aplica em Espanha, na região de Saragoça. Na Holanda está em marcha um «plano nacional para o calor». No Reino Unido esperam-se temperaturas acima dos 35 graus, o que constituirá novo recorde de temperatura. Em França, na terça-feira, Bordéus esteve debaixo de temperaturas acima de 41ºC. Ainda em França, espera-se que Paris sofra a mais alta temperatura dos últimos 70 anos, 41ºC.

LEIA DEPOIS
Hostel na Jamaica oferece charros a quem recolher lixo

Tempo previsto leva a novos alertas para condições favoráveis a incêndios

O Serviço de Alterações Climáticas do Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia, alerta para novo risco de fogos em Espanha e em Portugal. A Proteção Civil, de resto, emitiu terça-feira um «aviso à população» para o agravamento do risco de incêndio rural motivado pela subida gradual da máxima e diminuição da humidade. De acordo com o Instituo do Mar e da Atmosfera (IPMA), contudo, a persistência de tempo quente só se mantém esta quarta-feira, 24 de julho.

Chuva no litoral de Portugal a partir de amanhã

Em Portugal espera-se, porém, condição «muito diferente» da da Europa, com «descida da temperatura a partir desta quinta-feira», disse Paula Leitão, do IPMA, à TSF. Os termómetros deverão descer de forma «acentuada no interior» e, como tal, «deixa de fazer sentido o aviso de tempo quente». Teremos ainda – de acordo com as previsões do IPMA – chuva na região do litoral, particularmente no Minho e no Douro Litoral.

LEIA TAMBÉM
As previsões meteorológicas e temperaturas máximas e mínimas para Portugal e principais cidades do Mundo

Impala Instagram


RELACIONADOS