Tempestade tropical obriga Macau a subir nível de alerta para sinal 8

Macau subiu hoje o nível de alerta de tempestade tropical para sinal 8 e avisou para a probabilidade de ocorrerem inundações nas zonas baixas da cidade.

Tempestade tropical obriga Macau a subir nível de alerta para sinal 8

Por volta das 16:00 locais (09:00 de Lisboa), o tufão Koinu encontrava-se a cerca de 90 quilómetros a sueste do território, de acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG).

“Prevê-se que entre a madrugada e a manhã de segunda-feira possam ocorrer inundações em zonas baixas com altura inferior a 0,5m”, refere um comunicado dos mesmos serviços, notando ainda que é esperado “que o vento na região se intensifique”.

Os SMG indicam ainda que é “moderada” a probabilidade de ser emitido o sinal 9, na madrugada de segunda-feira.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território. Um ano antes, o Hato causou 10 mortos e 240 feridos.

A tempestade tropical Koinu, que significa “cachorro” em japonês fez um morto em Taiwan, onde se fizeram sentir os ventos mais fortes alguma vez registados na ilha.

Uma estação de monitorização meteorológica na ilha da Orquídea, uma ilha do arquipélago de Taiwan com cerca de cinco mil habitantes, mediu uma rajada de 342,7 quilómetros por hora às 21:53 (14:53 em Lisboa), bem como ventos sustentados que atingiram 198,7 quilómetros por hora às 21:40 (14:40 locais).

CAD // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS