Tempestade na ilha de Maiorca mata antigo Presidente [vídeo e fotos]

A ilha de Maiorca está muito afetada pelo mau tempo. Em apenas duas horas, caíram mais de 220 litros de água por metro quadrado. As imagens na internet são chocantes.

Subiu para oito o número de mortos na ilha de Maiorca devido às fortes chuvas que estão a causar grandes correntes de água, disse a Guardia Civil espanhola. Uma das vítimas mortais é Rafael Gili, ex-autarca de Artà. Morreu afogado e tinha 71 anos. Outros dois mortos eram britânicos e morreram arrastados dentro de um taxi, estando o condutor da viatura ainda desaparecido.

[notícia em atualização]

Uma tempestade em Sant Llorenc, na ilha de Maiorca, em Espanha, já vitimou mortalmente pelo menos seis pessoas e estão várias dezenas desaparecidas, diz o jornal espanhol El País. O alerta de mau tempo persiste também nas ilhas de Ibiza e Baleares.

LEIA MAIS: Alterações climáticas irão matar 250 mil pessoas por ano, garantem especialistas

Há mais de 100 elementos das autoridades pela ilha de Maiorca à procura das pessoas desaparecidas, bem como prestar apoio à população. A força das águas está a dificultar habitantes e visitantes ao arquipélago. Houve uma súbita tromba de água a afetar as ruas e muitos carros foram arrastados.

Os mortos e desaparecidos são de nacionalidades espanhola e inglesa. O Governo regional já veio lamentar “profundamente” as mortes, através de uma publicação na sua conta da rede social Twitter.

As fortes chuvas nas últimas horas em Maiorca, a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, obrigaram a fechar várias estradas na parte oriental da ilha e um dispositivo de emergência de aproximadamente 400 profissionais encontra-se a trabalhar no local.

O Serviço de Emergência 112 apelou a que todos os moradores permaneçam nas suas casas e que nenhum estudante se desloque hoje às escolas de Sant Llorenc des Cardassar, Colònia de Sant Pere, Artà e Son Servera, num momento em que vários centros desportivos foram preparados para prestar apoio à população.

O Ministério da Defesa confirmou a chegada a Maiorca de 80 militares provenientes de Valência e de sete veículos do Terceiro Batalhão da Unidade Militar de Emergências.

A presidente do Governo das Ilhas Baleares, Francina Armengol, pediu a ajuda do Governo espanhol na terça-feira, tendo contactado telefonicamente a vice-primeira-ministra Carmen Calvo, segundo a agência de notícias Efe.

Veja o vídeo da tempestade:

Fotos: Reprodução Twitter

LEIA MAIS: Ronaldo «não foi acusado de nenhum crime», revela polícia de Las Vegas

Impala Instagram


RELACIONADOS