Escolas e escritórios fechados devido a falta de gás para combater o frio

O Governo iraniano ordenou o encerramento de praticamente todos os escritórios e instituições educativas da capital, Teerão, devido à escassez de abastecimento de gás, para proteger contra a onda de frio.

Escolas e escritórios fechados devido a falta de gás para combater o frio

Para poupar energia, todos os ministérios, gabinetes institucionais, escolas, colégios e universidades permanecerão hoje encerrados, informou o gabinete do vice-governador, Qadratullah Shafiqi, em comunicado divulgado pela emissora estatal iraniana IRIB. Apenas os bancos e os serviços de emergência vão manter-se abertos, acrescentou. De acordo com o Ministério do Petróleo iraniano, o consumo de gás aumentou recentemente cerca de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para ultrapassar a “situação crítica”, as autoridades apelaram à população para que exercesse autocontenção.

Irão é o segundo país com maiores reservas de gás

De acordo com a agência de notícias DPA, as medidas suscitaram fortes críticas entre a população, que está indignada por um país como o Irão, com as segundas maiores reservas mundiais de gás, ter sido incapaz de combater uma onda de frio. O Irão possui enormes reservas de petróleo e gás, mas as infraestruturas das instalações estão desatualizadas e, devido às sanções internacionais, o governo do Presidente Ebrahim Raisi não tem dinheiro suficiente para as expandir e renovar.

Para ler depois
Meteorologia: Previsão do tempo para sábado, 14 de janeiro
Meteorologia: Previsão do tempo para sábado, 14 de janeiro, em Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS