Não vai acreditar no que estava dentro desta tartaruga marinha!

A superstição de atirar moedas aos lagos e rios quase matou uma tartaruga marinha. O animal, que pertence a uma espécie em vias de extinção, tinha 915 moedas no estômago.

A superstição de atirar moedas aos lagos e rios quase matou uma tartaruga marinha, na Tailândia. O animal, que pertence a uma espécie em vias de extinção, tinha 915 moedas no estômago. Uma tartarufa fêmea, com a alcunha de Banco, estava em risco de vida por causa de uma quebra na sua carapaça ventral. A origem da infeção, que a estava a matar aos poucos, era causada por moedas. A tartaruga tinha-as ingerido e conferiam-lhe um peso extra de cinco quilos.

LEIA MAIS | Manuel Luís Goucha tentou matar-se: «Quis suicidar-me»

Uma equipa de cirurgiões veterinários da Faculdade de Veterinária de Chulalongkorn, em Banquecoque, operou a tartaruga marinha verde de 25 anos. As 915 moedas que os médicos encontraram dentro do estômago do animal formavam uma bola, o que impediu a retirada por inteiro das moedas pela fissura de dez centímetros. A operação demorou quatro horas e meia porque as moedas tiverem que ser tiradas aos poucos. Muitas delas estavam já parcialmente corroídas ou meio dissolvidas.

Tartaruga recupera à base de líquidos

O animal, que pertence a uma espécie em vias de extinção, vai passar as próximas semanas em dieta de líquidos.«O resultado é satisfatório. Agora até que ponto vai a recuperação já depende da Banco», informou Pasakorn Briksawan, um dos elementos da equipa. Grande parte dos tailandeses acreditam que atirar moedas às tartarugas traz longevidade. Foi o que aconteceu com Banco: durante muitos anos quem visitava o lago onde vivia a tartaruga, na cidade de Sri Racha (Leste da Tailândia), mandava moedas para a água. O animal ingeria-as.

LEIA MAIS: Que diferença! Consegue descobrir quem está na imagem?

Roongroje Thanawongnuwech, reitor da Faculdade de Veterinária da Universidade de Chulalongkorn esclareceu que a esperança média de vida de uma tartaruga marinha verde, espécie em vias de extinção, é de 80 anos. Banco foi encontrada, pela Marinha Tailandesa, já em más condições. Depois de o caso ter sido tornado público no mês passado, foram angariados quase 15 mil baht (428 dólares) em donativos para pagar a cirurgia.

LEIA MAIS: Homem assedia sexualmente meninas de 6 e 14 anos

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS