Sismo de 4,9 graus em La Palma sentido pela população de outras ilhas

O Instituto Geográfico Nacional espanhol registou hoje um sismo com uma magnitude de 4,9 graus a uma profundidade de 36 quilómetros na ilha das Canárias de La Palma, que foi sentido também noutras ilhas.

Sismo de 4,9 graus em La Palma sentido pela população de outras ilhas

O tremor de terra foi sentido pela população de La Palma, onde está ativo um vulcão há 45 dias, e também nas ilhas de Tenerife e de La Gomera, todas no arquipélago das Canárias situado a sul da ilha portuguesa da Madeira. Este movimento sísmico ocorreu às 07:27 horas locais (a mesma hora em Lisboa) e embora o primeiro registo tenha dado uma magnitude de 5,1 graus, foi baixando, primeiro para 5,0 e depois para 4,9. Durante a noite, foram registados 41 movimentos sísmicos, tendo alguns deles sido também sentidos pela população de La Palma.

LEIA DEPOIS
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeos]

Por outro lado, a grande emissão de cinzas do vulcão em La Palma durante os últimos quatro dias piorou a qualidade do ar no oeste e noroeste da ilha, o que, juntamente com a evolução meteorológica desfavorável, está a complicar o funcionamento do aeroporto e as ligações aéreas com o resto do arquipélago. O último relatório do Departamento de Segurança Nacional espanhol (DSN), divulgado hoje, indica que o abundante volume de cinzas emitido pelo vulcão Cumbre Vieja, “acompanhado de explosões audíveis”, tem sido “o fenómeno eruptivo mais notável nos últimos quatro dias”.

A acumulação de cinzas na zona de influência da erupção levou à suspensão das aulas hoje em várias escolas da ilha. Segundo o DSN, a lava que sai do vulcão continua a alimentar os fluxos de magma existentes, nenhum dos quais fez progressos significativos nas últimas horas. O vulcão de La Palma está ativo há 45 dias, desde 19 de setembro, sem que, aparentemente, se tenha reduzido a sua atividade.

Impala Instagram


RELACIONADOS