Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo por causa das previsões de chuva

A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta tendo em conta a previsão de chuva em sete das nove ilhas dos Açores entre hoje e domingo.

Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo por causa das previsões de chuva

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso amarelo referente a chuva até às 06:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo por causa da chuva vai vigorar até às 18:00 de domingo.

O aviso amarelo, o menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, incluindo a limpeza dos sistemas de drenagem das residências.

“Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água”, alerta a Proteção Civil açoriana no comunicado.

Em locais “não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes”, acrescenta.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS