Se houver surto de 100 casos em Faro ou Portimão «vamos ter de fechar o Algarve»

O aviso é do presidente da Ordem dos Médicos do Sul, Alexandre Valentim Lourenço, ao referir que o Algarve não tem recursos humanos suficientes para lidar com a pandemia.

Se houver surto de 100 casos em Faro ou Portimão «vamos ter de fechar o Algarve»

«Se tivermos surto de cem casos em Faro ou Portimão vamos ter de fechar o Algarve.» O aviso parte do presidente da Ordem dos Médicos do Sul, Alexandre Valentim Lourenço, ao referir em entrevista ao DN que o Algarve não tem recursos humanos suficientes para lidar com a pandemia como outras regiões do país.

LEIA DEPOIS
Morreu uma das utentes do lar da Misericórdia de Cinfães

«A minha preocupação com a abertura de uma área turística está relacionada com o facto de as estruturas de saúde pública serem ou não capazes de lidar com os desafios para conter a infeção», disse ao jornal, realçando que as pessoas que rumam ao sul durante as férias  «têm comportamentos sociais completamente opostos aos de confinamento». Por este motivo, o presidente da Ordem dos Médicos do Sul refere que são precisas mais medidas para apoiar os cuidados de saúde. «Puseram-se 500 ventiladores no Algarve, mas se não houver médicos, estes não trabalham.»

Cerca sanitária da responsabilidade da diretora-geral da Saúde

A Ordem dos Médicos diz ainda que uma eventual cerca sanitária é decisão da tutela, mas ouvindo os autarcas. “A questão da cerca sanitária é uma decisão que tem de ser tomada pela diretora-geral da Saúde com o Ministério da Saúde e ouvindo os autarcas”, disse o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Gumarães, após uma visita ao Hospital de São João, no Porto.

«O Algarve é a imagem do país lá fora, é o local que provavelmente irá ter mais turistas estrangeiros. As medidas de reforço têm de ser grandes (…). Se as pessoas cumprirem, o vírus terá muita dificuldade em se propagar. No Algarve temos de insistir ainda mais nisto com uma campanha muito, muito, forte», disse Miguel Guimarães.

«Vigilância muito apertada»

O número dos cem casos para fechar o Algarve, como avançou Alexandre Valentim Lourenço, não foi comentado diretamente pelo bastonário da Ordem dos Médicos que apontou que «depende de como chegar aos 100 novos casos».

«O Algarve é uma área do país muito importante no que respeita ao turismo. É uma área em que temos de ter uma especial atenção nas medidas de proteção que provavelmente podem estar a falhar em alguns casos e a autoridade nacional da saúde tem de se preocupar muito», adiantouMiguel Guimarães.

Uma «vigilância muito apertada» e «dar informação constante e permanente a quem está e a quem chega ao Algarve» são medidas que a Ordem dos Médicos quer ver no terreno, bem como o reforço da ideia de que regras como distanciamento social, higienização e uso de máscara «são para cumprir».

Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa

LEIA MAIS
Festa ilegal em Lagos já fez 37 infetados. Realizados mais de 500 testes

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS