Alec Baldwin livre das acusações de homicídio involuntário e de volta às filmagens de Rust

A justiça norte-americana retirou as acusações de homicídio involuntário contra Alec Baldwin pela morte da diretora de fotografia atingida a tiro em 2021 na rodagem do filme “Rust”. O ator retomou as filmagens da película esta quinta-feira.

Alec Baldwin livre das acusações de homicídio involuntário e de volta às filmagens de Rust

Os procuradores do estado norte-americano do Novo México arquivaram as acusações criminais contra o ator Alec Baldwin, que matou a tiro, acidentalmente, a diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme Rust em 2021.

Para ler depois
Nem imagina o que Nicolas Cage comeu para cena de filme: “Completamente arrependido”

A confirmação surge por parte dos advogados do artista, que foi formalmente indiciado por homicídio involuntário em janeiro de 2023. “Estamos muito satisfeitos com a decisão de arquivar o caso contra Alec Baldwin e encorajar uma investigação adequada sobre os fatos e circunstâncias deste trágico acidente”, sublinharam os advogados Luke Nikas e Alex Spiro, em comunicado.

Alec Baldwin sempre negou qualquer responsabilidade no tiro que matou Halyna Hutchins. O ator disse que engatilhou o revólver, mas que nunca puxou o gatilho, e que a arma disparou acidentalmente. Alegou não saber que a pistola que usava nas filmagens estava carregada. Defendeu ainda que a responsável pelas armas tinha como função garantir que os revólveres usados nas filmagens estariam descarregados.

Produtora retoma filmagens de Rust

Em fevereiro, o ator tinha-se declarado inocente de homicídio involuntário, concordando com os termos do tribunal em terminar as filmagens de Rust e ficar proibido de porte de armas ou de consumo de álcool. Livre das acusações, o artista voltou, esta quinta-feira, 20 de abril, à rodagem do filme, 18 meses após o fatal acidente. Um porta-voz da Rust Movie Productions confirmou à CNN que toda a equipa está de volta ao ‘set’ no Yellowstone Film Ranch, em Montana.

Em 11 de outubro de 2021, nas filmagens de “Rust”, que decorriam num rancho no Novo México, foi feito um disparo que vitimou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e causou ferimentos no realizador, Joel Souza. Baldwin apontava uma pistola para Hutchins quando a arma disparou, matando-a e ferindo o diretor Joel Souza.

A Procuradoria do Estado do Novo México apresentou duas acusações de homicídio involuntário contra o ator em janeiro. A responsável pelo protocolo de segurança durante a gravação, Hannah Gutierrez-Reed, também foi acusada de homicídio involuntário, enquanto o assistente de direção David Halls, encarregado de entregar a arma a Baldwin, aceitou a acusação de delito menor num acordo com a justiça norte-americana.

No mês passado, a produtora do filme e as autoridades do Novo México chegaram a um acordo pelo qual a empresa pagaria uma multa de 100.000 dólares (cerca de 91 mil euros) por falhas de segurança nas filmagens constatadas na investigação dos factos.

Baldwin sempre negou qualquer responsabilidade pela tragédia e Gutierrez-Reed afirmou que verificou que os cartuchos com os quais tinha carregado o revólver eram cartuchos em branco.

A morte de Hutchins já levou a novas precauções de segurança na indústria cinematográfica.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Inês Neves; Fotos: DR

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS