Removidas quatro toneladas de lixo de 10 areais e fundos marinhos do Algarve

Cerca de quatro toneladas de detritos foram removidos de 10 areais e fundos marinhos do Algarve ao abrigo da operação “Praia Limpa”, que se realizou no domingo em cinco concelhos da região, foi hoje divulgado.

Removidas quatro toneladas de lixo de 10 areais e fundos marinhos do Algarve

Cerca de quatro toneladas de detritos foram removidos de 10 areais e fundos marinhos do Algarve ao abrigo da operação “Praia Limpa”, que se realizou no domingo em cinco concelhos da região, foi hoje divulgado. A quarta edição da iniciativa, promovida por um parque oceanográfico em parceria com várias entidades locais, permitiu remover cerca de quatro toneladas de vidros, papéis, plásticos, grades, velhas artes de pescas e resíduos indiferenciados.

Principal suspeito da morte de adepto do FC Porto ouvido hoje pela Polícia Judiciária
Renato Gonçalves, principal suspeito da morte de adepto do FC Porto, tem 19 anos, é empregado dos Super Dragões e lutador de UFC (… continue a ler aqui)

Em comunicado, o Zoomarine adianta que aproximadamente três toneladas foram removidas dos fundos marinhos no porto da ilha da Culatra, numa operação coordenada pela Marinha Portuguesa e pela Autoridade Marítima Nacional. “Naturalmente, ainda muito fica por fazer, no entanto, o crescimento deste movimento muito nos incentiva a continuar e a reforçar, ano após ano, esta iniciativa de responsabilidade ambiental”, lê-se na nota.

A iniciativa, que durou cerca de duas horas, decorreu em terra e no mar em praias dos concelhos de Silves, Albufeira, Lagoa, Loulé e Faro, envolvendo dezenas de voluntários.

Além do Zoomarine e dos cinco municípios, estiveram envolvidos na ação a Algar, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), a Marinha Portuguesa, o Turismo do Algarve, o Centro Europe Direct Algarve, a Águas do Algarve e ainda três parceiros privados.

Iniciada em 2017, em articulação com a operação “Montanha Verde”, a operação “Praia Limpa” faz parte da iniciativa de responsabilidade ambiental “Together we protect” (em português, “Juntos Protegemos”). Segundo o parque oceanográfico, a próxima ação prevista é a operação “Montanha Verde 2022”, nos dias 06 e 07 de novembro. Ao abrigo da iniciativa, serão oferecidas 42.000 árvores para plantar em oito municípios do Algarve.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS