Regulador da saúde atribui excelência clínica a 84% dos hospitais portugueses

Oitenta e quatro por cento dos hospitais avaliados pelo regulador da saúde em Portugal obtiveram classificação de excelência clínica, cumprindo os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.

Regulador da saúde atribui excelência clínica a 84% dos hospitais portugueses

A segunda avaliação da Entidade Reguladora da Saúde de 2019, que hoje foi divulgada, incide num universo de 158 hospitais públicos, privados e do setor social. Das 121 unidades que efetivamente obtiveram classificação na área dimensão da excelência clínica, 102 (84%) conseguiram a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de classificação.

A avaliação e classificação no âmbito do projeto SINAS, da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), não produz qualquer ‘ranking’ dos hospitais e não permite aferir a “melhor” unidade. “As classificações traduzem o desempenho apenas nas áreas concretamente avaliadas em cada prestador, não se podendo fazer extrapolações sobre o desempenho do hospital como um todo, ou mesmo de serviços do hospital”, frisa a ERS.

LEIA DEPOIS
Doente renal dá a volta ao mundo com a família: «Somos melhores pessoas agora»

Avaliação e classificação feitas em dois níveis

Primeiro, confirma-se o cumprimento de critérios essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. A passagem desse nível, permite acesso a um segundo nível de avaliação em que são atribuídos níveis de qualidade de I a III em cada uma das áreas de avaliação.

“De uma forma global, verifica-se a melhoria do cumprimento de alguns dos indicadores de processo associados a diferentes áreas cirúrgicas”, refere o regulador, acrescentando que também houve melhorias nos indicadores de obstetrícia, na área da neurologia relativa ao AVC ou na cirurgia de ambulatório.

A avaliação da excelência clínica hoje divulgada incidiu sobre internamentos entre julho de 2017 e julho de 2018, refletindo o desempenho anual dos hospitais em várias áreas, como cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia de ambulatório, cuidados intensivos, neurologia, obstetrícia, ortopedia ou pediatria.

LEIA MAIS
Falsos funcionários da EDP burlam vários idosos no Fundão
Praga de pombos no centro de Lisboa cria «problema de saúde pública»

Impala Instagram


RELACIONADOS