Receita do chef Kiko não vai a Marte mas cozinha-se assim (VÍDEO)

Chama-se Uno, Dos, Tres… Marte, é da autoria do chef Kiko Martins e é a receita mais polémica do momento.

Receita do chef Kiko não vai a Marte mas cozinha-se assim (VÍDEO)

Receita do chef Kiko não vai a Marte mas cozinha-se assim (VÍDEO)

Chama-se Uno, Dos, Tres… Marte, é da autoria do chef Kiko Martins e é a receita mais polémica do momento.

Chama-se Uno, Dos, Tres… Marte, é da autoria do chef Kiko Martins e é a receita mais polémica do momento. Leva batata,  bacalhau, chouriço, azeitonas, ovo desidratado, cebola, salsa e alho e pretende ser um prato possível de ser cozinhado em Marte.

Mas antes da receita, entenda a polémica.

No dia 12 de fevereiro, o Chef Kiko Martins esteve no Programa da Cristina, na SIC, vestido de astronauta onde disse ter vencido um concurso promovido pela NASA e que seria ele o autor da primeira receita a ser cozinhada em Marte. No entanto, o concurso, nunca existiu… De acordo com a SÁBADO, nunca houve qualquer concurso da NASA, nem sequer alguma agência de exploração espacial convidou Kiko Martins para um concurso gastronómico relacionado com Marte. Houve sim uma iniciativa culinária, em Saragoça, indiretamente relacionada com o planeta vermelho, mas foi organizada por entidades espanholas e o chef português não foi o único vencedor.

Durante a conversa com Cristina Ferreira, Kiko Martins disse ter participado no concurso, existindo agora a possibilidade de ir à final com quatro cozinheiros de todo o mundo para depois ser selecionada uma receita que seria enviada para Marte. A notícia foi bastante divulgada, estando Kiko em vários meios de comunicação social a falar sobre o tema e enviando, também, para as redações, um press release intitulado de  «É portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko».

Chef Kiko alterou publicação no Instagram e já reagiu

Kiko Martins inscreveu-se na iniciativa espanhola –  La Patata Marciana – depois de ser abordado por um amigo. O chef falou com o Observador, em dezembro, contando esse preciso pormenor, mas depois, a sua versão pública passou a ser um convite feito pela NASA para participar num concurso para uma receita que iria ser cozinhada em Marte. Kiko Martins alterou mesmo o seu post no Instagram. Onde antes se lia: «Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA» passou a ler-se «Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA)».

La Patata Marciana foi promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, entidade afiliada da NASA, mas no site do concurso nunca se fala sequer na NASA. Esta iniciativa teve apenas efeitos mediáticos, de promoção de interesses dos organizadores, reconhece a entidade no site. Visto que as entidades organizadoras não associaram a iniciativa à NASA, os media espanhóis que noticiaram também não o fizeram.

Nas redes sociais, o chef já reagiu. Refere que houve sim um concurso em Saragoça co-organizado pelo Centro de Astrobiología – INTA/CSIC (Associado ao NASA Astrobiology Institute), em parceria com a Universidade de Engenharia e Tecnologia do Peru e com o Centro Internacional de la Papa, patrocinados pela NASA. Kiko Martins diz ainda que existiu outro vencedor, mas que foi ele a vencer na categoria profissional e principal.

Agora, a receita. Os ingredientes, que devem aguentar a viagem até Marta, são: batata, bacalhau, chouriço, azeitonas, ovo desidratado, cebola, salsa e alho. Para cozinhar a receita no país vermelho, tal como mostra o chef no vídeo, as batas já vão estar cozinhadas, e os restantes ingredientes estão secos.

As batatas devem ser cozinhas em água e ser transformadas em puré. No vídeo, ao misturar as batas com os ingredientes secos, Kiko mistura-lhes um pouco de azeite.

VEJA O VÍDEO

LEIA MAIS

Bebé condenado supera todas as expectativas

Tribunal afasta juiz Neto de Moura de tratar casos de violência doméstica

Ministério Público arquiva desvio de donativos de Pedrógão Grande

 

Impala Instagram


RELACIONADOS