Quase 800 ocorrências registadas pela Proteção Civil devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou, entre as 00:00 de sábado e as 22:00 de domingo, quase 800 ocorrências em Portugal continental devido ao mau tempo, sendo a maioria inundações e quedas de árvores.

Quase 800 ocorrências registadas pela Proteção Civil devido ao mau tempo

Quase 800 ocorrências registadas pela Proteção Civil devido ao mau tempo. De acordo com fonte oficial da ANEPC, desde as 00:00 de sábado registaram-se 771 ocorrências, às quais acorreram 2.153 operacionais, apoiados por 1.002 meios terrestres. Do total de ocorrências, registadas até às 22:00 de domingo, 35% foram inundações, 34% quedas de árvores e 19% limpezas de vias. O distrito do Porto registou 17% das ocorrências, o de Lisboa 16%, o de Braga 12% e o de Viana do Castelo 10%. Pelas 22:30 de hoje, de acordo com a mesma fonte, estava em curso apenas uma ocorrência, uma inundação.

Leia depois
Ativistas ambientais atiraram puré de batata a quadro de Monet [vídeo] (… continue a ler aqui)

Portugal está desde a madrugada de sábado a ser afetado pela depressão Beatrice, que deverá permanecer no território até ao final de hoje com chuva, trovoada e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Os efeitos desta depressão estão a ser sentidos em Portugal continental desde a madrugada de hoje dia 22, persistindo pelo menos até ao final do dia 23. Na circulação desta depressão é transportada uma massa de ar tropical, com elevado conteúdo de humidade”, explicou o IPMA em comunicado, no sábado, referindo que o nome Beatrice foi atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET).

Por causa do mau tempo, a ANEPC alertou na sexta-feira a população para “situações meteorológicas adversas” nos próximos dias, com aguaceiros fortes, que poderão provocar cheias, vento moderado a forte e agitação marítima.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS