Quase 250 reclusos e 68 guardas entre casos ativos de covid-19 no sistema prisional

O sistema prisional regista 241 reclusos e 68 guardas infetados com o vírus SARS-CoV-2, informou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Sistema Prisional.

Quase 250 reclusos e 68 guardas entre casos ativos de covid-19 no sistema prisional

Em resposta à agência Lusa, a DGRSP adianta que, além de 241 casos ativos de covid-19 no conjunto de 11.477 reclusos, há a registar 4.757 casos clinicamente recuperados desde o início da pandemia de covid-19. Quanto aos jovens internados em Centros Educativos, a DGRSP revela que existem presentemente 12 casos ativos, ascendendo a 64 o número de casos clinicamente recuperados.

Para ler depois
Casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal aumentam para 153
Portugal registou mais 10 casos de infeção pelo vírus varíola dos macacos, totalizando até agora 153 situações de homens infetados que se encontram clinicamente estáveis, confirmou hoje a Direção-Geral da Saúde (… continue a ler aqui)

Em relação aos trabalhadores da DGRSP, o número de casos ativos é de 106, repartidos por 68 guardas prisionais, sete profissionais de saúde e 31 outros trabalhadores da instituição, sendo 1.857 o total de casos clinicamente recuperados até ao momento. A DGRSP, que está sob a alçada do Ministério da Justiça, abrange um universo de cerca de 20 mil pessoas, entre trabalhadores, reclusos e jovens em Centros Educativos.

A DGRSP esclarece ainda que os trabalhadores da DGRSP apresentam uma taxa vacinal de 87,96%, os reclusos de 92,42% e os jovens internados em Centros Educativos de 88,42%. “A vacinação da dose de reforço foi monitorizada e disponibilizada através da `task-force´ e o reforço vacinal está a ser realizado por várias fases”, acrescenta a DGRSP, indicando que, desde o início da pandemia e até ao momento, foram realizados 80.100 testes (PCR e rápidos).

Estes testes – explica a DGRSP – foram realizados por motivos relacionados com rastreios na sequência de casos suspeitos ou casos confirmados, protocolos estabelecidos para profissionais dos estabelecimentos prisionais, reclusos entrados e em quarentena, assim como pessoas internadas no Hospital Prisional São João Deus (Caxias). A DGRSP diz continuar “a atuar e proceder em conformidade e estreita articulação com a saúde publica”.

Impala Instagram


RELACIONADOS