Proteção do património é prioridade da nova presidente do Instituto Cultural de Macau

A nova presidente do Instituto Cultural de Macau, Mok Ian Ian, afirmou hoje, ao tomar posse, que as prioridades para este ano são a proteção do centro histórico e a classificação dos estaleiros de Lai Chi Vun.

Proteção do património é prioridade da nova presidente do Instituto Cultural de Macau

A nova presidente do Instituto Cultural (IC) de Macau, Mok Ian Ian, afirmou hoje, ao tomar posse, que as prioridades para este ano são a proteção do centro histórico e a classificação dos estaleiros de Lai Chi Vun.

As prioridades do IC para este ano, em termos de proteção do património cultural, são “o plano de salvaguarda e gestão do centro histórico de Macau – património mundial – e o procedimento da classificação dos estaleiros navais de Lai Chi Vun”, disse aos jornalistas Mok Ian Ian, sucessora no cargo de Cecília Tse Heng Sai, que pediu demissão por motivos de saúde a 29 de janeiro.

Antes, no discurso de posse, a nova responsável tinha sublinhado que as “vantagens geográficas únicas” de Macau, do regime “um país, dois sistemas” e da rica história da humanidade, vão permitir ao IC um bom desempenho no trabalho de construção do centro de intercâmbio cultural sino-português.

O IC desempenha o papel e a função que “Macau tem assumido – uma base de cultura predominante chinesa com a coexistência de elementos multiculturais”, acrescentou.

Além disso, como “ponto de partida e uma meta dos trabalhos do IC”, Mok Ian Ian destacou a integração nos desenvolvimentos regionais e do país, a participação ativa na cooperação interdisciplinar e o aumento do nível de cooperação.

LEIA MAIS: Macau leva alimentos lusófonos à primeira exposição de importações da China

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura lembrou, na sua intervenção, as “grandes expetativas” em relação Mok Ian Ian, que também considera como trabalho prioritário a proteção do património cultural tangível e intangível de Macau.

“Apesar de ser uma cidade muito pequena, as atividades culturais predominam em Macau”, afirmou Alexis Tam, que sublinhou a necessidade de “promover os trabalhos de criatividade cultural e de apoio aos artistas locais”, sem esquecer a promoção da gastronomia de Macau.

É preciso “construir Macau como uma cidade especial, com a sua singularidade, e diferente dos outros territórios”, concluiu.

Mok Ian Ian ingressou na função pública em 1994, no GCS, e trabalhou, de 2001 a 2011, na delegação da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) em Pequim na área de promoção cultural e relações com os ‘media’.

Entre julho de 2015 e abril de 2017, foi membro do Conselho de Administração do Fundo das Indústrias Culturais, tendo regressado, em abril passado, ao GCS. Autora de renome, é mestre e doutorada em Ciência de Teatro Chinês pela Universidade de Nanjing e licenciada em Jornalismo Internacional pela Universidade de Jinan.

A 29 de janeiro, Cecília Tse Heng Sai apresentou a demissão, por motivos de saúde, depois da nomeação a 07 de dezembro, para substituir na presidência do IC Leung Hio Meng. Leung e o vice-presidente Chan Peng Fai apresentaram também a demissão, depois de terem sido suspensos por contratação irregular de trabalhadores para o instituto.

Entre 2010 e 2015, 94 pessoas foram admitidas irregularmente no IC em regime de aquisição de serviços

As contratações ilegais foram divulgadas em março passado, num relatório do Comissariado Contra a Corrupção (CCAC), que indicou que o IC “recorreu ao modelo da aquisição de serviços para contornar sistematicamente o regime legal de recrutamento centralizado e concurso público”, sem a autorização do secretário da tutela, Alexis Tam.

O anterior presidente do IC Ung Vai Meng, substituído em fevereiro de 2017 por Leung Hio Meng, foi também suspenso.

LEIA AINDA: Aeroporto de Macau espera mais de 7,3 milhões de passageiros em 2018

Em resultados dos processos disciplinares instaurados a Ung, Leung e Chan, na sequência do relatório do CCAC, foram aplicadas penas de suspensão de 60, 45 e 10 dias, que levaram à apresentação do pedido de demissão por Leung Hio Meng e Chan Peng Fai.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS