Proteção Civil aciona Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém acionou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, no nível Amarelo, devido ao “aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo, especialmente nos provenientes de Espanha”.

Proteção Civil aciona Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo

Está acionado o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo. Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém refere que, desde as 00h00 de hoje, os caudais estão acima dos 2 mil metros cúbicos por segundo (3 mil em Almourol), havendo risco “muito significativo” de galgamento das margens do Tejo.

Para ler depois
Chuvas intensas provocam cheias e subida dos rios em vários países na Europa
As chuvas intensas registadas nas últimas horas em vários países da Europa ocidental e central provocaram cheias e a subida dos caudais de rios, relataram hoje as agências internacionais (… continue a ler aqui)

O maior caudal lançado pelas barragens com influência no Tejo, com 2 mil metros cúbicos por segundo. Esta situação ocorreu ocorreu cerca das 06h00 de hoje, é acrescentado. “Perante os dados verificados e as consequências previsíveis decidiu a Comissão Distrital de Proteção Civil ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível Amarelo”, lê-se na nota.

A subida do nível da água, devido à forte precipitação dos últimos dias em Portugal e Espanha, já levou à submersão de parte do parque de estacionamento de Constância, junto ao rio Zêzere, e do cais de Tancos, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Esperadas cheias nos caudais do rio Tejo nas próximas horas

Chuvas intensas provocam cheias e subida dos rios em vários países na Europa
CDOS prevê que, no concelho de Santarém, possam ficar submersas a estrada nacional 365 na ponte do Alviela e em Palhais/Ribeira de Santarém

Para as próximas horas, o CDOS prevê que, no concelho de Santarém, possam ficar submersas a estrada nacional 365 na ponte do Alviela e em Palhais/Ribeira de Santarém, a estrada municipal que liga a Ribeira de Santarém a Vale de Figueira e o parque de estacionamento que se situa nas traseiras da estação de caminho de ferro, na Ribeira de Santarém.

“É expectável, nas próximas horas, uma manutenção dos caudais do rio Tejo, mantendo-se assim a elevada probabilidade de cheias”, é acrescentado a nota. A Proteção Civil aconselha a população a retirar das zonas normalmente inundáveis equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e a levar os animais para locais seguros.

Por outro lado, apela a que não se circule, em viatura ou a pé, em estradas ou zonas alagadas e que os cidadãos se mantenham informados através dos órgãos de comunicação social ou dos agentes de Proteção Civil, tomando as devidas medidas de precaução.

Aumento dos caudais dos rios em Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre

“O CDOS de Santarém, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, IP [Infraestruturas de Portugal], EDP produção, Serviços Municipais de Proteção Civil e Agentes de Proteção Civil, continuará a acompanhar a situação e emitirá outros comunicados que se entendam necessários”, é indicado na nota.

O maior número de ocorrências devido à forte precipitação (inundações, quedas de árvores, desabamentos de terras) ocorreu no concelho de Coruche (14), seguindo-se Abrantes (11), num total de 87 ocorridas em 18 dos 21 concelhos do distrito de Santarém, as quais envolveram 275 operacionais e 107 viaturas.

A Proteção Civil alertou, na segunda-feira, para possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre.

Impala Instagram


RELACIONADOS