Professora suspeita de contar o que saía em exame vai ser novamente julgada

A professora de Português suspeita de ter revelado a uma aluna os conteúdos que sairiam no exame nacional de Português do 12.º ano vai ser novamente julgada.

Professora suspeita de contar o que saía em exame vai ser novamente julgada

Edviges Ferreira vai ser julgada novamente, em novembro deste ano, depois de ter sido absolvida na primeira instância, em dezembro do ano passado. A professora de Português é suspeita de ter revelado a uma aluna os conteúdos que sairiam no exame nacional de Português do 12.º ano, de 2017. O Tribunal da Relação de Lisboa deu razão ao Ministério Público (MP) e ao Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que discordaram e recorreram da sentença. Para os dois organismos, a decisão do acórdão assenta em incongruências, adiantou o jornal “Público”.

O MP considerou que a docente terá cometido os crimes de abuso de poder e violação de segredo por funcionário. No entanto, a primeira juíza Sofia Franco Claudino, que absolveu a professora, baseou-se no mau resultado da estudante e considerou que não era “crível que uma aluna que soubesse especificamente os temas que iriam sair no exame apresentasse tão parca classificação”. Teve 9,5 valores.

Polémica rebentou no WhatsApp

A polémica surgiu depois de uma gravação circular no WhatsApp, onde uma jovem relata ter sido avisada por uma amiga, que os temas do exame seriam Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. A informação viria de uma “presidente do sindicato de professores”. Edviges Ferreira era, em 2017, presidente da Associação de Professores de Português e tinha acesso antecipado à prova. Os conteúdos referidos foram efetivamente os que saíram no exame nacional. A docente foi demitida em 2019 pelo Ministério da Educação, através um processo disciplinar, ainda antes de o julgamento er início.

Impala Instagram


RELACIONADOS