Vespa asiática | Câmara de Proença-a-Nova já eliminou 30 ninhos

A Câmara de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, já procedeu à destruição de 30 ninhos de vespa asiática no concelho, dos quais 95% eram ninhos definitivos.

Vespa asiática | Câmara de Proença-a-Nova já eliminou 30 ninhos

A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, já procedeu à destruição de 30 ninhos de vespa asiática no concelho. “O município, através de diversos alertas lançados pela população, detetou e destruiu no concelho 30 ninhos de vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, dos quais 95% eram ninhos definitivos”, explica, em comunicado, a autarquia local.

LEIA DEPOIS
Infestação de baratas encerra esquadra de Carnide

Centro Ciência Viva da Floresta (CCVF) promove sessão de esclarecimento no dia 25

Adianta ainda que também foram destruídos cerca de 50 ninhos de vespa europeia (vespa crabro) e sublinha que os efeitos da presença destas duas espécies manifestam-se em várias vertentes, nomeadamente na apicultura.

“No caso da vespa asiática, não sendo mais agressiva do que a espécie europeia, reage de modo bastante agressivo quando sente os ninhos ameaçados, incluindo perseguições até algumas centenas de metros”, lê-se na nota.

A autarquia informa também que o Centro Ciência Viva da Floresta (CCVF) de Proença-a-Nova promove uma sessão de esclarecimento no dia 25, às 18:30, para dar a conhecer mais informação sobre esta espécie, como a identificar, quais as ameaças para a apicultura e para sociedade e quais as medidas de controlo. Deixa ainda um alerta à população para que, em caso de deteção ou suspeita da existência de ninhos de vespa asiática, contactar de imediato o Gabinete de Proteção Civil do município ou preencher o formulário online disponível no portal www.sosvespa.pt ou contatar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 16 de outubro
Fortaleza | As primeiras imagens da derrocada de prédio residencial [vídeos]

 

Impala Instagram


RELACIONADOS