Presidente chinês vai participar em cimeira virtual sobre clima organizada por Biden

Xi Jinping vai participar da cimeira virtual do clima organizada pelo homólogo norte-americano, Joe Biden, apesar do declínio nas relações entre Pequim e Washington.

Presidente chinês vai participar em cimeira virtual sobre clima organizada por Biden

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai participar da cimeira virtual do clima organizada pelo homólogo norte-americano, Joe Biden, apesar do declínio nas relações entre Pequim e Washington, informou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

O chefe de Estado chinês vai fazer um “discurso importante” via videoconferência, a partir de Pequim, revelou o ministério, poucos dias depois de os dois países se comprometerem a “cooperar” na questão das alterações climáticas.

Joe Biden convidou cerca de 40 líderes mundiais para uma cimeira internacional sobre o clima, que se vai realizar por videoconferência, entre quinta e sexta-feira.

China e Estados Unidos são os dois maiores emissores de gases de efeito estufa, a fonte do aquecimento global. O acordo entre os dois países é, portanto, considerado crucial para o sucesso dos esforços internacionais na redução das emissões.

No entanto, a relação entre as duas potências deteriorou-se nos últimos anos, marcada por uma prolongada guerra comercial e diferendos sobre questões como Hong Kong, Taiwan, abusos dos Direitos Humanos ou a soberania do mar do Sul da China.

Os dois países comprometeram-se no sábado a “cooperar” na questão do clima, após uma visita a Xangai do enviado dos EUA para o clima, John Kerry, que se encontrou com o seu homólogo chinês, Xie Zhenhua.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump retirou o seu país do acordo de Paris para o clima. Após assumir o poder, em janeiro, Joe Biden retrocedeu nessa decisão.

Grande consumidor de carvão, a China é, em termos absolutos, o maior emissor mundial de gases de efeito estufa, mas também o país que mais investe em energias renováveis.

“Não podemos resolver esta crise climática sem a China na mesa de negociações”, disse Kerry, na semana passada, durante a sua viagem a Xangai.

Pequim prometeu começar a reduzir as suas emissões de CO2 “antes de 2030” e alcançar a “neutralidade nas emissões de carbono” até 2060, ou seja, absorver tanto quanto emite.

LEIA AGORA
Condições de tempo desfavoráveis atrasam remoção de baleia encalhada no Algarve
Condições de tempo desfavoráveis atrasam remoção de baleia encalhada no Algarve
A baleia que encalhou numa praia de Vila Real de Santo António foi arrastada pelo vento para junto do pontão da barra do rio Guadiana, sendo as condições desfavoráveis para a retirar do local, disse fonte da capitania. (… continue a ler aqui)

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS