Portugal vai ter verão histórico com máximas de 43º durante vários dias

Se é daqueles que espera ansiosamente pela chegada do verão, esta notícia é para si. Ele está mesmo a chegar e traz temperaturas muito acima da média.

Se é daqueles que espera ansiosamente pela chegada do verão, esta notícia é para si. Ele está mesmo a chegar e traz temperaturas muito acima da média. O calor chega a Portugal já no próximo mês de junho e vai fazer com que o termómetro suba muito a sério.

De acordo com o comunicado do site Accuweather, as ondas de calor vão atingir Portugal, Espanha, Polónia e Hungria, com a Península Ibérica a atingir os 43 graus Celsius durante vários dias consecutivos. Segundo a plataforma, no mês de junho serão poucos os dias de chuva em Portugal e as temperaturas serão bastante mais elevadas comparativamente às que foram registadas no verão passado.

O meteorologista  Tyler Roys, que assina o documento, frisa que «mesmo quando as ondas de calor passarem, as temperaturas vão manter-se perto ou mesmo acima do normal, para pouco tempo depois subirem para níveis novamente perigosos». As noites também serão mais quentes do que o habitual.

Calor e… alerta de incêndio

Além da subida das temperaturas, sobe também o alerta de incêndio. O Accuweather aponta a região Norte de Portugal como a que vai estar sob maior risco.

Após um inverno e primavera chuvosos, há mais vegetação do que nos anos anteriores. Por isso, as ondas de calor e o clima seco que chegam à Península Ibérica vão secar essa mesma vegetação e os ‘riscos de grandes incêndios vão aumentar bastante na segunda metade do verão’. O comunicado da plataforma sublinha ainda que é possível que a ameaça se mantenha até ao outono, uma vez que o clima deverá manter-se seco e quente.

LEIA MAIS

Sete campeões nacionais no onze ideal da UEFA para Portugal

Coruche. Cadáver de jovem de 21 anos encontrado dentro de poço

Previsão do tempo para quarta-feira, 22 de maio

 

Impala Instagram


RELACIONADOS