Portugal terá lista de medicamentos críticos para evitar que faltem nas farmácias

Anunciou hoje o ministro da Saúde

Portugal terá lista de medicamentos críticos para evitar que faltem nas farmácias

Portugal vai ter uma lista de medicamentos críticos que serão alvo de medidas específicas para ajudar a monitorizar a sua disponibilidade e evitar que faltem nas farmácias, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Lista vai “permitir monitorizar de forma mais cuidadosa”, diz ministro

“Essa lista de medicamentos críticos será estabelecida por peritos da área farmacêutica e médica e será validada pelos parceiros”, explicou Manuel Pizarro, sublinhando: “Em relação a cada um dos produtos dessa lista tomaremos medidas especiais para garantir que esses (…) não possam escassear nas farmácias”.

O ministro da Saúde, que falava aos jornalistas em Lisboa, à saída da sessão comemorativa dos 30 anos do Infarmed, especificou que esta lista “vai ajudar a monitorizar o risco”, mas frisou que, por enquanto, “não há escassez de nada essencial”. “O facto de dispormos dessa lista vai permitir monitorizar de forma mais cuidadosa e mais atenta”, insistiu.

Misturar medicamentos com álcool faz mal?

“Posso beber bebidas alcoólicas enquanto estou a tomar medicamentos?” A dúvida instala-se, principalmente em épocas de festividades e a resposta da Medicina é simples e direta: “não”. Fabrício Silva, cardiologista, explica que vários estudos defendem que não se deve misturar medicamentos com álcoolLeia mais aqui

 

Para ler depois
Graça Freitas condecorada pelo Presidente da República
Graça Freitas foi agraciada por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, que destacou a sua dedicação à causa pública de “muitos anos” (…continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS