Portugal lidera vacinação na União Europeia e é 2.º a nível mundial

Portugal está neste momento no segundo lugar da lista de países com maior percentagem de população vacinada contra a covid-19.

Portugal está neste momento no segundo lugar da lista de países com maior percentagem de população vacinada contra a covid-19. De acordo com o Our World in Data, até este domingo, 13 de setembro, o nosso País registava 81,1% da população completamente vacinada e 5,75% com apenas uma dose, atingindo assim os 87%, valor de referência para o ranking em causa. À frente de Portugal, só mesmo os Emirados Árabes Unido, com uma percentagem total de 90% – 78,5% com vacinação completa e 11,09% com apenas uma dose.

Portugal lidera vacinação na União Europeia

Portugal é assim o país da União Europeia – mais adiantado na vacinação, tendo recentemente ultrapassado Malta (81%). Espanha surge como o terceiro país da UE (80%), na oitava posição global. Outro dado importante prende-se com o facto de que 30% da população mundial já tem a vacinação completa e 42% recebeu pelo menos uma dose. Salta ainda à vista a grande discrepância entre países ricos e pobres, principalmente no continente africano, onde se regista apenas 3.64% de pessoas com vacinação completa e 2,14% com uma dose (6% nas contas para este ranking).

O Our World in Data atualiza diariamente o progresso da vacinação no mundo, com base nos números oficiais das autoridades de cada país. Para uniformizar critérios, apenas são incluídos no ranking os países que divulgam os números absolutos da vacinação, discriminados por primeira e segunda doses administradas.

Impala Instagram


RELACIONADOS