Portugal continental mantém-se em situação de seca no final de abril

Todo o território estava no final de abril em situação de seca, a maior parte em seca moderada (87,2%), de acordo com o índice do IPMA.

Portugal continental mantém-se em situação de seca no final de abril

Todo o território de Portugal continental estava no final de abril em situação de seca, a maior parte em seca moderada (87,2%), de acordo com o índice do Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No último dia do mês passado, 8,5% estava em seca fraca e 4,3% em seca severa. Não se registava seca extrema. De acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível hoje na página IPMA, mantém-se assim a situação de seca meteorológica em todo o território, com diminuição da área em seca severa, estando agora grande parte do continente na classe de seca moderada.

Como 3 milhões de pessoas são enganadas todos os dias por uma boneca
Lil Miquela é uma influenciadora digital que conta com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram. Só que esta modelo não é real. É uma boneca hiper-realista (… continue a ler aqui)

No final de março, Portugal continental tinha registado um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território, deixando de haver regiões em situação de seca extrema. Nessa data, 81,7% de Portugal continental estava em seca moderada, 15,9% em seca severa e 2,4% em seca fraca. O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”. De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica. A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal. O relatório indica que no final de abril verificou-se uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo em quase todo o território, realçando a região do interior Norte e Centro e as regiões do Vale do Tejo e do Baixo Alentejo, com valores inferiores a 20 %.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indica que o mês de abril classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Os valores médios da temperatura média do ar (13,38 graus Celsius) e da temperatura máxima (18,96 graus) foram superiores ao valor normal. Já o valor médio de temperatura mínima do ar (7,81 graus) foi inferior ao valor normal, sendo o 5.º mais baixo desde 2000 (mais baixo em 2009, 6,6 graus). O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 04 de abril nas Penhas Douradas (-6,5 graus) e o maior valor em Santarém no dia 30 com 31,4 graus. Quanto ao valor médio da quantidade de precipitação em abril, o IPMA revela que foi de 58,3 milímetros, inferior ao valor normal 1971-2000.

Impala Instagram


RELACIONADOS