Sobreviventes de covid-19 «são bomba-relógio pior do que os de cancro»

Sobreviventes de covid-19 com a sequela fibrose pulmonar que passaram por ventiladores enfrentam taxa de mortalidade mais elevada do que a do cancro.

Sobreviventes de covid-19 «são bomba-relógio pior do que os de cancro»

O prestigiado pneumologista norte-americano Sassan Rafi diz que os pacientes com covid-19 diagnosticados com fibrose pulmonar após semanas ligados a um ventilador enfrentam taxa de mortalidade «chocante». A fibrose pulmonar é uma doença pulmonar que ocorre quando o tecido dos pulmões é danificado e cicatrizado, situação comum após infeções provocadas por vírus agressivos como o novo coronavírus. Rafi estuda doenças pulmonares há 15 anos e diz que «milhares de norte-americanos hospitalizados estão em risco, mesmo depois de se recuperarem».

LEIA DEPOIS
Menina de 8 anos foge de casa após discussão e acaba raptada, violada e assassinada

Pacientes de covid-19 curados são «bomba-relógio», considera Sassan Rafi

O aviso de Rafi ocorre no momento em novas infecções por coronavírus nos Estados Unidos da América dispararam, distanciado-se cada vez mais como o país do mundo com mais casos e mortes. Sassan Rafi acredita que a empresa dele está próxima de desenvolver um medicamento capaz de interromper a fibrose pulmonar – com possibilidades inclusive de reversão dos danos. «Não se trata apenas de quem está a morrer do vírus, mas do que virá daqui a alguns anos, depois de o vírus acabar», avisa o pneumologista. Estes pacientes serão, de acordo com o especialista, «uma bomba-relógio de consequências ainda mais fatais do que para os que sofrem de cancro».

LEIA AGORA
Polícia divulga vídeo do desaparecimento de Naya Rivera, estrela da série Glee

Impala Instagram


RELACIONADOS