Plástico de utilização única proibido em Bali

Plástico de utilização única foi oficialmente proibido em Bali. A ilha da Indonésia tornou-se na primeira a banir palhinhas, sacos e esferovite.

Plástico de utilização única proibido em Bali

Bali tornou-se, no passado domingo, na primeira ilha da Indonésia a proibir os plásticos de utilização única como palhinhas, sacos e esferovite. Segundo a associação Make a Change World, está é uma grande vitória para a ilha que em dezembro de 2017 já tinha declarado estado de emergência na sequência da poluição gerada pelo plástico.

A lei já tinha sido implementada em dezembro de 2018, mas a população teve um período de 6 meses para se adaptar a esta nova lei. Durante este período, os empresários sugeriram alternativas ao plástico.

O Governo da Indonésia irá continuar a promover ações de apoio às comunidades e aos negócios de toda a região de Bali para que este processo de adaptação seja eficaz.

Proibição de palhinhas e outros plásticos formalmente aprovada pela UE

A União Europeia aprovou formalmente a proibição até 2021 do uso de determinados produtos de plástico de utilização única, como as palhinhas, varas de balões e cotonetes. De acordo com as novas regras hoje aprovadas pelo Conselho da UE, os pratos, os talheres, as palhas, as varas para balões e os cotonetes feitos de plástico de utilização única serão proibidos até 2021.

A diretiva (lei europeia) relativa aos plásticos de utilização única assenta na legislação da UE em matéria de resíduos atualmente em vigor, mas, segundo um comunicado do Conselho, vai mais além ao estabelecer normas mais rigorosas para os tipos de produtos e embalagens que se encontram entre os dez principais elementos poluentes encontrados nas praias europeias.

As novas regras proíbem a utilização de certos produtos de plástico descartáveis para os quais existem alternativas e introduzem medidas específicas para reduzir a utilização dos produtos mais frequentemente descartados.

LEIA MAIS

Tiger Woods ilibado de acusação no caso da morte de jovem embrigado

Previsão do tempo para quarta-feira, 26 de junho

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS