Piloto espanhol ao serviço da TAP infetado com coronavírus

A White Airways e a TAP “confirmam que um comandante da White Airways que estava ao serviço da TAP Express e que realizou o voo TP1007 Madrid-Porto do dia 10 de março, foi diagnosticado, no mesmo dia, com teste de coronavírus positivo pelo Hospital de São João, no Porto”.

Piloto espanhol ao serviço da TAP infetado com coronavírus

Um comandante da White Airways que realizou na terça-feira um voo pela TAP, de Madrid para o Porto, está infetado com o novo coronavírus, confirmaram hoje as companhias aéreas.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira

A White Airways e a TAP “confirmam que um comandante da White Airways que estava ao serviço da TAP Express e que realizou o voo TP1007 Madrid-Porto do dia 10 de março, foi diagnosticado, no mesmo dia, com teste de coronavírus positivo pelo Hospital de São João, no Porto”.

Piloto está internado no Hospital de São João

De acordo com o comunicado hoje divulgado pela companhia aérea de bandeira, “o comandante está com um estado de saúde estável e tanto a TAP como a White estão a prestar todo o apoio necessário ao colaborador da White Airways e restante tripulação”.

A empresa assinala que todas as autoridades de saúde já foram contactadas, e que “de acordo com os parâmetros definidos pelas autoridades de saúde e as características técnicas do avião, não existe risco de contágio para os passageiros, já que o sistema de ventilação do ‘cockpit’ é independente do resto da cabina”.

“Conforme as recomendações das autoridades, o copiloto e a chefe de cabina que trabalharam com o comandante nos voos desse dia estão em isolamento e a ser acompanhados pelas autoridades de saúde que estão articuladas com os serviços clínicos da UCS [Unidade de Saúde do Grupo TAP]”, pode ainda ler-se no comunicado.

A TAP informou ainda que o avião ATR72 que efetuou o voo “foi submetido a todos os procedimentos de higienização e desinfeção previstos nos planos de contingência, após o que a aeronave foi libertada para serviço pelas autoridades de saúde”.

A empresa de aviação portuguesa refere ainda que “tem implementado procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para o coronavírus“, ao utlilizar produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS)” e “segurança aeronáutica e dos fabricantes” dos aviões.

“As tripulações TAP estão, permanentemente, treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infetocontagiosa a bordo, onde se incluí o Covid-19 e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito”, refere ainda a empresa.

LEIA MAIS
Cláudio Ramos mantinha amizade secreta com Maria Cerqueira Gomes

 

Impala Instagram


RELACIONADOS