Peritos da OMS partem para a China no fim de semana para identificar origem do vírus

Peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) partem este fim de semana para a China para preparar uma missão internacional de descoberta da origem do novo coronavírus, anunciou hoje o secretário-geral daquela agência da ONU.

Peritos da OMS partem para a China no fim de semana para identificar origem do vírus

Em conferência de imprensa a partir da sede da organização, em Genebra, Tedros Ghebreyesus afirmou que está tudo pronto para a equipa da OMS se encontrar com “os seus colegas chineses” a partir do fim de semana para começarem a “identificar a origem zoonótica [animal] da doença [covid-19]”.

Vão preparar o caminho para uma “missão internacional liderada pela OMS para identificar os anfitriões animais da covid-19 e determinar como a doença passou dos animais para os seres humanos”.

Tedros Ghebreyesus afirmou que a organização continuará a partilhar “os avanços científicos mais recentes com os meios de comunicação e com o público em geral”.

O secretário-geral da OMS reconheceu que tem “havido muita discussão” em torno da origem do novo coronavírus, sem se referir a nenhuma tese em particular.

Uma das teses, propagada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, e por membros da sua administração, prende-se com uma alegada origem num laboratório na cidade chinesa de Wuhan, onde começou a pandemia da covid-19.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 538 mil mortos e infetou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.629 pessoas das 44.416 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LEIA MAIS Covid-19: OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

 

Impala Instagram


RELACIONADOS