Parlamento aprova proposta para travar Brexit sem acordo

A Câmara dos Comuns debate, esta quarta-feira, um projeto lei que visa o adiamento do Brexit, evitando assim uma saída sem acordo já no próximo dia 31 de outubro.

Parlamento aprova proposta para travar Brexit sem acordo

A Câmara dos Comuns do Reino Unido debate, esta quarta-feira, um projeto lei que visa o adiamento do Brexit, evitando assim uma saída sem acordo já no próximo dia 31 de outubro. A proposta foi aprovada com 329 votos a favor e 300 contra, refere a BBC.

Para se tornar lei, a proposta tem de ser ainda aprovada, esta quarta-feira, na votação global na Câmara dos Comuns, e depois aprovada na Câmara dos Lordes, o que deve acontecer até à próxima segunda-feira. O último passado é a promulgação pela rainha Isabel II.

O projeto de lei foi colocado em votação contra a vontade de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, e conta com o apoio de pelo menos 21 deputados do seu Partido Conservador.

Boris Johnson quer eleições antecipadas

O primeiro-ministro britânico adiantou que pretende realizar eleições antecipadas a 15 de outubro, desafiando o líder trabalhista a apoiar esta proposta, que vai ser votada esta noite. “Será que ele pode confirmar que vai permitir as pessoas deste país decidirem com uma eleição nacional a 15 de outubro?”, questionou Johnson, dirigindo-se a Jeremy Corbyn.

O líder da oposição não respondeu à questão, e pediu ao primeiro-ministro para tornar pública a estratégia de negociação com Bruxelas e os estudos que dão conta das consequências de um ‘Brexit’ sem acordo.

“O primeiro-ministro e os seus colegas de Governo dizem que ele está a avançar [nas negociações para um acordo]. Mas o negociador-chefe da UE [União Europeia], a chanceler da Alemanha e o primeiro-ministro da Irlanda afirmam que o Reino Unido ainda não fez feitas propostas”, disse Corbyn.

Continue a ler a notícia aqui.

LEIA MAIS

Morreu o conhecido fotógrafo de moda Peter Lindbergh

Previsão do tempo para quinta-feira, 5 de setembro

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS