PAN denuncia GNR de Coimbra por tratamento cruel a cavalos [vídeo]

Uma procissão em Coimbra está a dar que falar nas redes sociais por alegado tratamento cruel a cavalos. O PAN já reagiu.

O PAN recorreu às redes sociais para dar conta de uma situação que envolveu um dos cavalos da GNR que, tradicionalmente, abrem a procissão da Rainha Santa, que teve lugar neste domingo. O animal escorregou e acabou por cair, junto à Igreja de Santa Cruz, em Coimbra. “Chegaram-nos notícias tristes de Coimbra mas endereçamos há minutos um pedido de esclarecimento para a Câmara Municipal de Coimbra e para a Guarda Nacional Republicana. Pediremos também esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna. O PAN conseguiu apurar, que as quedas dos animais são recorrentes neste local, havendo ocorrências em eventos anteriores, porquanto os cascos não se seguram no pavimento da rampa, factualidade que constitui inevitavelmente um sério de risco de queda e consequentemente dos animais virem a sofrer graves lesões físicas.”

“Ademais, perante um dia de calor como o que hoje [ontem] se registou na cidade de Coimbra, em que a temperatura atingiu os 38º graus, não se compreende por que motivo se utilizaram animais no referido evento, pois que o nível de stress e esforço físico a que são submetidos são conducentes a estados extremos de exaustão, comprometedores da saúde e do bem-estar dos animais”, escreve ainda o partido.

Onda de indignação

“Continuaremos a lutar para que a lei de proteção animal que, já proíbe quaisquer situações que possam resultar em sofrimento e humilhações dos animais, garanta que o sofrimento e a humilhação dos animais tenha de ser mais eficiente. Para isso só precisaremos de mais peso na Assembleia da República e nos Municípios e Freguesias e que os outros partidos nos acompanhem pois sabemos que a maioria da sociedade civil está connosco”, concluiu.

O incidente motivou uma onda de indignação dos fiéis que se encontravam na Praça 8 de Maio a assistir à missa solene em louvor de Santa Isabel de Portugal. No vídeo, são várias as pessoas a mostrar a sua revolta, apelando para “deixarem os animais em paz com este calor”, afirmando que “é um crime”. Outros pediam “mais respeito pelos animais”.

Foto: Reprodução Instagram

Cavalos obrigados a saltar sobre chamas em festa tradicional portuguesa
Uma festa popular em São João Baptista, na freguesia de Monforte da Beira, está a ser fortemente criticada por obrigar cavalos a saltarem sobre chamas. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS