Ovibeja arranca hoje em Beja e debate “como alimentar o planeta”

A feira agropecuária Ovibeja, considerada a maior do sul de Portugal, ‘abre portas’ hoje, em Beja, para mostrar “todo o Alentejo deste mundo” e debater “como alimentar o planeta”.

Ovibeja arranca hoje em Beja e debate

A Ovibeja decorre até segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com “cerca de mil” expositores “lotados” e aguarda “milhares de visitantes”, segundo a organizadora, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul. Sob o tema central Como Alimentar o Planeta?, o evento volta este ano ao parque de feiras, após ter sido cancelada em 2020 e ter decorrido em formato digital em 2021, devido à pandemia de covid-19.

Para ler depois
Portugal é o país com mais galardões de concurso de azeites Ovibeja
Portugal foi o país que conquistou mais prémios e menções honrosas do 11.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja, no qual participaram cerca de 100 amostras de 11 países, foi hoje revelado (… continue a ler aqui)

Este assunto vai ser abordado na conferência “Como Alimentar o Planeta?” e em vários colóquios ao longo da feira, sendo que a guerra na Ucrânia “encetada” pela Rússia “veio trazer ainda mais pertinência” ao tema, disse o presidente da ACOS, Rui Garrido. Atualmente, “não está apenas em causa como alimentar o planeta, mas também que capacidade terão os agricultores de o fazerem”, já que “o aumento das despesas e dos fatores de produção tem sido brutal”, frisou.

Também matérias-primas já estão a faltar ou vão faltar, devido à guerra, “sobretudo cereais e oleaginosas”, dos quais “a Rússia e a Ucrânia são grandes produtores”, acrescentou. De acordo com a ACOS, os agricultores enquanto guardiões da ruralidade, a cultura de excelência e do conhecimento, a eficiência ou a soberania alimentar são alguns dos pontos de partida para a reflexão.

O tema central da feira deste ano, que vai na 38.ª edição, também é abordado numa exposição interativa, patente no Pavilhão Terra Fértil. A Ovibeja também vai ser palco de debates sobre outros assuntos do mundo agrícola, e, como é hábito, deverá ser destino de políticos, entre governantes e líderes partidários. A feira volta a ter os tradicionais pavilhões institucional, com expositores de empresas e instituições, da pecuária, das aves, multiúsos, de comércio e serviços e agroalimentar, assim como zonas de bares, tasquinhas e restauração.

Também volta a apostar no Campo da Feira, para demonstração e venda de máquinas e serviços agrícolas, e no Pavilhão Terra Fértil, com uma mostra de inovação na agricultura e nas agroindústrias. A Arena do Azeite, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios e o espaço “ACOS+ Natureza & Equilíbrio”, com atividades para crianças e famílias, são também apostas.

O programa inclui ainda gastronomia, corrida de touros, exposições, concursos e provas desportivas, entre outros atrativos. Quanto ao cartaz de espetáculos para animar as ‘ovinoites’, os destaques vão para os concertos de Blaya, Pedro Abrunhosa e Paula Fernandes, na sexta-feira, no sábado e no domingo, respetivamente. “Solidária com a Ucrânia”, a comissão organizadora da Ovibeja vai doar 1% da receita total de bilheteira da feira deste ano “a favor deste país”.

Impala Instagram


RELACIONADOS