Organização Mundial da Saúde alerta para pandemia mais grave

Peritos da Organização Mundial da Saúde afirmam que covid-19 pode ficar entre nós e que a próxima pandemia poderá ser bem mais mortífera do que a atual.

Organização Mundial da Saúde alerta para pandemia mais grave

A pandemia provocada pela covid-19 pode ser apenas um prenúncio “da grande pandemia” que os infeciologistas receiam. O alerta foi feito esta terça-feira, 29 de dezembro, por peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os quais o Mundo deve preparar-se para cenários mais complicados.

O diretor do programa de emergências da OMS, Mark Ryan, alertou que a próxima pandemia poderá ser ainda mais grave do que a atual: “Esta foi grave e afetou todos os cantos do planeta, mas não é necessariamente a grande pandemia”. Ryan frisa, por isso, que “estas ameaças vão continuar” e que a lição que se deve retirar destes últimos meses é que “temos de agir todos juntos para fazer as coisas melhor, no plano da ciência, da logística, do treino e da governação“.

Já David Heymann, líder do grupo para a estratégia e aconselhamento técnico para o risco de infeção da OMS, tem a convicção que o coronavírus SARS-CoV-2 irá, eventualmente, tornar-se endémico, isto é, vai tornar-se numa doença frequente do dia a dia.

“Parece-nos que o destino é tornar-se endémico, tal como outros quatro coronavírus se tornaram”, explicou, acrescentando que o vírus irá continuar a sofrer mutações à medida que infeta e se reproduz entre as células.

No entanto, garante que o nível de perigo será inferior. “Temos ferramentas para salvar vidas e essas ferramentas, em combinação com uma boa saúde pública, permitirão aprender a viver com a covid-19″, concluiu o epidemiologista.

LEIA MAIS
Idosa de 106 vence batalha contra a covid-19

Impala Instagram


RELACIONADOS