ONU assinala hoje Dia Mundial dos Oceanos com conferência com mensagem do espaço

A ONU assinala hoje o Dia Mundial dos Oceanos entre o espaço e a Terra com uma conferência com o secretário-geral, António Guterres, na abertura, que será seguida de uma mensagem de dois astronautas na Estação Espacial Internacional.

ONU assinala hoje Dia Mundial dos Oceanos com conferência com mensagem do espaço

Todos os anos, as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial dos Oceanos, instituído em 2008 em Assembleia-Geral, com um evento.

Este ano haverá uma conferência (em formato virtual) sob o lema “Planeta Oceano: As marés estão a mudar”, que inclui intervenções sobre literacia sobre o oceano e a relação do oceano com o clima.

A sessão de abertura conta com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, e será seguida, momentos depois, pela transmissão de uma mensagem dos astronautas norte-americanos Steve Bowen e Woody Hoburg, em missão desde março na Estação Espacial Internacional, na órbita terrestre.

Em Portugal, a data é assinalada com a apresentação da “Agenda do Mar para a Década de 2020-2030” de Viana do Castelo e de um plano de incentivo ao aproveitamento da energia eólica marítima nas regiões do norte de Portugal e da Galiza espanhola, de acordo com uma nota de agenta do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O Dia Mundial dos Oceanos visa sensibilizar as pessoas para os benefícios dos oceanos e para a necessidade de protegê-los e fazer um uso sustentável dos seus recursos.

ER // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS