Ondas nos Açores podem atingir os 11 metros nos próximos dias

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para agitação marítima no arquipélago dos Açores, na segunda e terça-feira, com ondas que podem atingir os 11 metros.

Ondas nos Açores podem atingir os 11 metros nos próximos dias

Ondas nos Açores podem atingir os 11 metros nos próximos dias. De acordo com o comunicado da Marinha, a previsão do estado do mar “aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores a partir de amanhã, segunda-feira, e até ao final do dia de terça-feira”.

Para ler depois
Ciência explica como funciona a ‘química da felicidade’
A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner explica como endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina colocam em funcionamento a ‘química da felicidade’ (… continue a ler aqui)

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, “com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 13 segundos”.

São esperados ventos provenientes do quadrante noroeste, com uma intensidade média de até 55 quilómetros por hora e rajadas até 100 quilómetros.

A Marinha alerta para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, devendo-se reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

São desaconselhados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda, bem como a pesca lúdica.

Impala Instagram


RELACIONADOS