OMS acredita que coronavírus já circulava em França em dezembro

A Organização Mundial da Saúde acredita ser possível que novo coronavírus, detetado pela primeira vez na China no início de dezembro, já circulava em França nesse mês.

OMS acredita que coronavírus já circulava em França em dezembro

Um estudo médico divulgado esta semana indica que o primeiro caso suspeito em França poderá ter sido detetado em Paris em 27 de dezembro. As dúvidas sobre o real avanço da doença em finais de 2019 aumentaram nos últimos dias, com a referência de um possível paciente positivo, analisado em 27 de dezembro, no Hospital Jean Verdier, nos arredores de Paris, quatro dias antes de a China comunicar à OMS ter detetado um novo coronavírus.

LEIA DEPOIS
Avião da Qatar Airways colide com outro devido a forte tempestade [vídeo]

O homem testado positivo posteriormente não tinha viajado por aquelas datas, esteve doente durante 15 dias e terá contagiado os dois filhos, mas não a mulher, o que faz suspeitar que esta – funcionária de uma peixaria de um supermercado com clientela chinesa – seria uma doente assintomática e o foco original de contágio na família.

Autoridades de saúde locais vão analisar o caso

“Precisamos de mais informação e temos de observar o historial clínico, mas pode ter havido algum caso em França nessa data tão anterior”, admitiu, em conferência de imprensa, a diretora do Departamento de Doenças Emergentes da OMS, María Van Kerkhove.

Rejeitando fazer demasiadas especulações, a responsável da OMS assinalou que o primeiro caso em Wuhan – cidade chinesa identificada como o epicentro da pandemia – foi detetado a 1 de dezembro e que “é possível que alguém tenha viajado dali para outro lugar”.

“Os casos em Wuhan eram de pneumonia atípica”

O diretor da OMS para as Emergências Sanitárias, Mike Ryan, sublinhou, na mesma conferência de imprensa, que casos isolados como o de França poderão não ter feito soar os alarmes por não terem sido detetados em muitas pessoas em simultâneo, como aconteceu em Wuhan.

“Os casos em Wuhan eram de pneumonia atípica, os resultados deram negativo para patógenos normais e entendeu-se que se tratava de algo novo e nocivo”, recordou, apelando para que a investigação a casos antigos prossiga, e em mais países, e aconselhando a que se guardem amostras de doentes, porque poderão ser úteis no futuro.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês desmentiu o embaixador francês em Pequim – que diz ter alertado, ele mesmo, o Presidente Macron – e garantiu que Paris só recebeu informação sobre o vírus em 31 de dezembro, data em que a China comunica à OMS.

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira, 7 de maio
NASA confirma filme no Espaço com ator norte-americano Tom Cruise

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS