Realizador colombiano Ciro Guerra acusado de assédio e abuso sexual

Oito mulheres denunciaram ter sido assediadas ou violentadas sexualmente, entre 2013 e 2019 em seis cidades diferentes, pelo realizador colombiano Ciro Guerra.

Realizador colombiano Ciro Guerra acusado de assédio e abuso sexual

Oito mulheres denunciaram ter sido assediadas ou violentadas sexualmente, entre 2013 e 2019 em seis cidades diferentes, pelo realizador colombiano Ciro Guerra, multipremiado no circuito internacional de festivais, que nega as acusações.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sexta-feira, 26 de junho

A reportagem com as denúncias foi divulgada, na quarta-feira, pela publicação Volcánicas, com a inclusão dos relatos detalhados das mulheres e de algumas pessoas que as acompanharam posteriormente, para além de várias trocas de mensagens com Guerra.

Ciro Guerra pediu que se espere pela atuação da justiça

“Os testemunhos seguem um padrão que inclui conversas incómodas de índole sexual, convites para o seu hotel ou apartamento, o uso da força para toques sexuais, beijos e, num caso, abusos sexuais, apesar de lhe ser dito ‘não’ de forma clara, direta e reiterada”, pode ler-se na reportagem, que salienta que “Guerra usa o seu prestígio profissional para intimidar e estabelecer relações de poder abusivas face às agredidas”.

O realizador de “O Abraço da Serpente”, nomeado para o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2016, classificou as “gravíssimas acusações” de “completamente falsas”, negando ter cometido qualquer das ações das quais é acusado.

Ciro Guerra pediu que se espere pela atuação da justiça para que “revele a verdade neste caso”. Os relatos apresentam “diferentes níveis de gravidade” de assédio sexual e, num dos casos, uma situação de abuso sexual.

“As agressões ocorreram entre os anos de 2013 e 2019, em três cidades colombianas e três internacionais, durante eventos como o Festival de Cinema de Cannes, o Colombian Film Festival e o Festival Internacional de Cinema de Cartagena”, acrescenta a reportagem, salientando que as oito mulheres não querem levar os respetivos casos aos tribunais para evitar “um processo de revitimização às mãos do sistema judicial”.

LEIA MAIS
Cinco dicas preciosas para quem quer emagrecer e passa o dia cheio de fome

 

 

Compre as nossas revistas

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS