Novo balanço aponta para 164 mortos após sismo na Indonésia

O número de mortos no sismo de domingo em Lombok, na Indonésia, subiu para 164, enquanto 156 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, anunciaram as autoridades locais.

Novo balanço aponta para 164 mortos após sismo na Indonésia

“O número de mortes aumentou para 164, pelo menos 1.400 pessoas ficaram gravemente feridas e [há] 156 mil desalojados”, disse à agência de notícias France-Presse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

O balanço oficial anterior apontava para 131 mortes e 70 mil desalojados.

Após o terremoto de magnitude 6,9, no domingo, dezenas de milhares de casas foram destruídas. As autoridades admitem que o número de mortos aumente à medida que as equipas de emergência continuam a limpar os escombros.

LEIA MAIS: Guterres oferece ajuda da ONU à Indonésia para busca e salvamento pós-sismo

Muitos moradores deixaram as habitações para se abrigarem em tendas ou abrigos temporários, sob o calor tropical que assola o arquipélago do Sudeste Asiático no verão. De acordo com as autoridades, há pessoas sem acesso a comida, água potável ou medicamentos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ofereceu ajuda daquela organização ao país situado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista cerca de sete mil terramotos por ano, na maioria moderados.

O sismo de domingo, com o epicentro a dez mil metros de profundidade, ocorreu uma semana após um outro abalo, também na ilha turística de Lombok, que provocou 17 mortos e mais de 300 feridos.

Em 2004, um tsunami causou a morte a pelo menos 280 mil pessoas em 12 países banhados pelo oceano Índico, na sequência de um sismo registado na costa norte da ilha indonésia de Samatra.

LEIA MAIS: Portugueses nas ilhas indonésias Gili retirados para Bali e Lombok

Impala Instagram


RELACIONADOS