Nova SBE chega a Carcavelos e preços das casas disparam

A chegada da Nova SBE a Carcavelos fez os preços das casas e dos quartos aumentarem. As opções apresentadas pela universidade não são acessíveis a todos.

Nova SBE chega a Carcavelos e preços das casas disparam

A chegada do campus da Nova SBE a Carcavelos atraiu milhares de estudantes e animou o mercado imobiliário. Para os estudantes que querem morar perto da universidade, as hipóteses não são acessíveis a todos. Os preços das casas subiram 45% em dois anos e as residências universitárias oferecem mensalidades a rondar os 500 euros.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), desde o início de 2016 até ao primeiro trimestre deste ano, as casas ficaram 45,5% mais caras. 2 281 euros. É este o preço médio por metro quadrado.

LEIA MAIS: Preços médio na habitação em Lisboa volta a subir

As obras para a construção deste pólo arrancaram em setembro de 2016 e, desde aí, o mercado em Carcavelos começou a subir.

Segundo a Remax, houve um aumento da procura, tanto por quem quer arrendar como por quem quer comprar. “Quem quer comprar é maioritariamente pelo facto de os filhos virem para aqui estudar, bem como para colocar [o imóvel] no mercado de arrendamento motivado pelo aumento da procura”, explica a imobiliária, ao ECO.

Que opções têm os estudantes da Nova SBE?

Os estudantes são os que sentem mais esta subida. Os 3000 alunos da Nova SBE optam por encontrar alojamento em Lisboa ou em Carcavelos. No centro da capital, já é conhecida a especulação imobiliária. De acordo com o INE, o metro quadrado está fixado em 2.753 euros.

Segundo declarações da Uniplaces ao ECO, a maioria dos alunos prefere ficar alojada em Lisboa «em zonas de metro da linha verde para um fácil acesso à linha de comboio e à universidade».

Em Carcavelos, arrendar um quarto pode sair mais caro. Na plataforma, a média das ofertas é de 459 euros por mês, mais 92 euros do que no centro da capital.

A Nova SBE tem uma residência universitária cujos preços variam entre os 545 euros e os 695 euros.

LEIA MAIS: As 6 coisas mais perigosas que anda a comer todos os dias

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS