Notre Dame: estrutura da catedral ameaçada pelo calor

Onda de calor que assola a Europa pode desmoronar os tetos da catedral de Notre Dame, já debilitados devido ao incêndio de abril, avisa o arquiteto-chefe do monumento histórico de França.

Notre Dame: estrutura da catedral ameaçada pelo calor

Onda de calor que assola a Europa pode desmoronar os tetos da catedral de Notre Dame, já debilitados devido ao incêndio de abril, avisa o arquiteto-chefe do monumento histórico de França. Dezenas de sensores instalados na estrutura, do século XII, não mostraram sinais de que o edifício esteja a deteriorar-se, mas o arquiteto Philippe Villeneuve mostra-se preocupado.

LEIA DEPOIS
Ativistas tentam impedir Boris Johnson de entrar no Palácio de Buckingham

Notre Dame em reconstrução

Villeneuve disse hoje aos jornalistas que as pedras das paredes ainda estão saturadas com a água usada pelos bombeiros para apagarem o incêndio de 15 de abril e acrescentou que as paredes podem secar a um ritmo muito rápido, devido às temperaturas recordes que são esperadas esta semana em Paris. Até ao momento, a alvenaria é estável, mas a estrutura permanece frágil. “O que eu temo é que as ligações da alvenaria percam a sua coesão enquanto secam… e de repente, a abóbada cede”, explicou o arquiteto. Os especialistas estão a trabalhar para estabilizar a estrutura da catedral antes de os trabalhos de reconstrução começarem.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 25 de julho

 

Impala Instagram


RELACIONADOS