Noah. Buscas pelo menino de dois anos desaparecido continuaram durante a madrugada

As autoridades continuam sem conseguir encontrar Noah, o menino de dois anos e meio desaparecido desde ontem de manhã (quarta, dia 16) em Proença-a-Velha.

As autoridades continuam sem conseguir encontrar Noah, o menino de dois anos e meio desaparecido desde ontem de manhã (quarta, dia 16) em Proença-a-Velha. O menino desapareceu da moradia da família com a cadela, Melina, que entretanto apareceu. Apareceu também uma peça de roupa do menino. Da criança, nem rasto.

O alerta foi dado pela mãe que, ao acordar, deu pela falta do filho. O pai teria saído para trabalhar num terreno agrícola e quando a mulher acordou, o filho tinha desaparecido, bem como as galochas azuis. Eram cerca de 8h da manhã. A irmã, de seis anos, estava a dormir.

O pedido de ajuda da mãe.

A publicação na rede social Facebook chegou a ter a oferta de 500 euros de recompensa por informações sobre o menino, mas essa parte acabou por ser ocultada do pedido de ajuda. O pai é de nacionalidade belga e a mãe portuguesa, pelo que o comunicado se fez em duas línguas.

“As buscas durante a noite foram infrutíferas. A criança ainda não foi encontrada”, revelou Jorge Massano, oficial de comunicação e relações públicas do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, durante a manhã desta quinta-feira, à Agência Lusa. Foi feito um reforço dos meios. e que se encontram atualmente 28 efetivos no terreno.

A GNR e a Polícia Judiciária estão a fazer buscas no local, uma zona de mato, desde a manhã de quarta-feira. A área abrangida pelas buscas é atualmente “bastante alargada” e as autoridades contam ainda com a ajuda de populares, que se juntaram voluntariamente às buscas logo após o alerta, confirmou Jorge Massano à Lusa.

Segundo avança o Jornal de Notícias, os pais e avós de Noah são agricultores e muito prezados pela vizinhança, o que justifica as dezenas de pessoas que entretanto se juntaram às buscas, entre 70 e 80.

Pais Têm o hábito de deixar a porta de casa destrancada

Segundo o Correio da Manhã, os pais de Noah já foram ouvidos pela PJ e terão dito que o filho seria perfeitamente capaz de calçar as galochas sozinho. De acordo com o mesmo jornal, os pais terão o hábito de deixar a porta destrancada e recordaram até um episódio em que o menino seguiu o pai para o campo agrícola.

As equipas de busca têm vindo a ser reforçadas, integrando já equipas de mergulhadores que vão verificar linhas ou pontos de água que existam naquela área, designadamente poços.

“Neste momento [cerca das 10:00], o dispositivo conta com 63 elementos da GNR e mais de vinte agentes de proteção civil e temos no terreno as equipas cinotécnicas, drones e equipas de mergulhadores”, acrescentou.

Na quarta-feira, este responsável já tinha adiantado que o menino, com idade compreendida entre “os dois e os três anos”, terá desaparecido de casa e o alerta foi dado pelos pais, desconhecendo-se as circunstâncias do sucedido.

Além dos militares da GNR, a Polícia Judiciária também está no local.

 

Texto: Marta Amorim

(em atualização)

Impala Instagram


RELACIONADOS