ÚLTIMA HORA | Morreu D. Maurílio Gouveia, Arcebispo Emérito de Évora

D. Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora, morreu esta terça-feira, 19 de março, aos 86 anos, no Funchal, anuncia a diocese madeirense, onde o prelado residia.

ÚLTIMA HORA | Morreu D. Maurílio Gouveia, Arcebispo Emérito de Évora

D. Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora, morreu esta terça-feira, 19 de março, aos 86 anos, no Funchal, anuncia a diocese madeirense, onde o prelado residia. «A Diocese do Funchal manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo emérito de Évora, D. Maurílio de Gouveia, neste dia da festa de São José», refere a nota divulgada pelos serviços diocesanos de comunicação, na Madeira. D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia, filho de Aires Romão Freitas Gouveia e de Matilde Maria Quintal de Gouveia, nasceu a 5 de agosto de 1932 em Santa Luzia, no Funchal. Cumpriu a etapa vocacional no Seminário Diocesano do Funchal e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1955. Aos 22 anos seguiu para Roma, para prosseguir os estudos. Formou-se em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, tendo tirado também pós-graduação em Teologia Pastoral, na Pontifícia Universidade Lateranense.

«Como estive no terreno, conheci as pessoas, entrei nas suas casas, visitei escolas e fábricas e pude experimentar bem a alma alentejana», destacava D. Maurílio de Gouveia, que agora morreu

Regressou à Madeira para exercer várias missões pastorais, como a de vice-reitor do Seminário do Funchal e professor de Teologia. A 26 de novembro de 1973, aos 41 anos, D. Maurílio de Gouveia recebeu a nomeação episcopal, como bispo titular de Sabiona e bispo auxiliar de Lisboa, através do Papa Paulo VI. A ordenação episcopal de D. Maurílio de Gouveia foi celebrada pelo então cardeal-patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, a 13 de janeiro de 1974. Quatro anos mais tarde, a 21 de maio de 1978, foi nomeado arcebispo titular de Mitilene, e a 17 de outubro de 1981, aos 49 anos, chegou para D. Maurílio de Gouveia a nomeação como arcebispo de Évora, por intermédio do Papa João Paulo II, sucedendo a D. Frei David de Sousa.

«Estou muito grato a Deus por tudo aquilo que pude viver nestes anos»

«Como estive no terreno, conheci as pessoas, entrei nas suas casas, visitei escolas e fábricas e pude experimentar bem a alma alentejana», destacava D. Maurílio de Gouveia, que agora morreu. Em 2007, por atingir os 75 anos, idade limite para o desempenho da missão episcopal, segundo a lei canónica, D. Maurílio de Gouveia apresentou ao então Papa Bento XVI a resignação ao cargo de arcebispo de Évora. A 8 de janeiro foi anunciado o nome do novo arcebispo de Évora, D. José Alves, com D. Maurílio de Gouveia a assumir o cargo de Administrador Apostólico até à tomada de posse do seu sucessor, que viria a acontecer a 17 de fevereiro de 2008. «Sinto-me muito feliz por tudo aquilo que pude viver aqui nestes 26 anos. Foi uma experiência muito gratificante. Estou muito grato a Deus por tudo aquilo que pude viver nestes anos, sobretudo pela amizade que se estabeleceu com todas as populações, famílias e pessoas individualmente», destaca também na hora de deixar o cargo.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para quarta-feira, 20 de março

Papa recusa renúncia de cardeal acusado de encobrir abuso sexual de menores

Aposta leva homem a colocar centenas de abelhas na boca [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS