Morreu o médico das crianças António Coimbra de Matos

O médico e professor António Coimbra de Matos, “incontornável figura da saúde mental”, morreu hoje aos 92 anos, confirma fonte da família.

Morreu o médico das crianças António Coimbra de Matos

António Coimbra de Matos nasceu em 20 de dezembro de 1929, em Galafura, uma aldeia perto de Peso da Régua, mas foi em Lisboa que se formou e desenvolveu a carreira, que se baseou em três eixos, resumidas pelo próprio. “Fiz-me psiquiatra, para não ter de ir ao psiquiatra; psicanalista, na procura de me entender; professor, com a finalidade de aprender”, afirmava. Licenciou-se na capital em Medicina, com especialização em psiquiatria, e dirigiu o Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil e o departamento de pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, onde fez o seu trabalho hospitalar até se reformar.

António Coimbra de Matos foi “a mais incontornável figura da saúde mental em Portugal”

Em 1982, iniciou a carreira de docente, tornando-se, a partir de 1990, professor associado convidado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), cujo site caracteriza o professor como “a mais incontornável figura da saúde mental em Portugal“. Além de ter escrito vários artigos e livros, foi fundador e presidente de diversas sociedades científicas, nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica e ainda do Colégio de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Ordem dos Médicos.

Coimbra de Matos procurou investir no ensino e formação de novos psicanalistas

Nos últimos de vida, desenvolveu a sua atividade na Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP), como analista didata e presidente da comissão de ensino. Mais do que médico e professor, Coimbra de Matos procurou investir no ensino e formação de novos psicanalistas e promover o trabalho científico desenvolvido pela SPP, tendo recebido vários prémios, nomeadamente internacionais como o Distinguished Psychoanalytic Educator Award 2012.

Impala Instagram


RELACIONADOS