Quem é Ming Chu Hsu, a multimilionária que doou 4,6 milhões em equipamento médico a Portugal

A milionária Ming Chu Hsu doou recentemente 4,6 milhões em equipamento médico a Portugal.

Quem é Ming Chu Hsu, a multimilionária que doou 4,6 milhões em equipamento médico a Portugal

A milionária Ming Chu Hsu doou recentemente 4,6 milhões em equipamento médico a Portugal, incluindo 80 ventiladores, 1 milhão de máscaras, 22 mil fatos de proteção, 100 mil pares de luvas, 100 mil óculos de proteção e 10 mil toucas cirúrgicas, material de proteção para ajudar a combater a pandemia da Covid-19. Tudo isto, através da sua imobiliária chinesa Reformosa.

LEIA DEPOIS
ALERTA! Chineses identificam novos sintomas da covid-19 [estudo]

«Esta ajuda destina-se a profissionais de saúde de várias instituições hospitalares onde está identificada a carência deste material, tendo sido organizada em cooperação com o governo português, a embaixada de Portugal na China e a Câmara Municipal de Lisboa», explicou a empresa em comunicado enviado à imprensa.


Nesse mesmo dia, 5 de abril, data em que o avião da TAP fretado pelo Estado português  aterrou em solo nacional, Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, usou as redes sociais para agradecer o apoio da empresária e benemérita Ming Chu Hsu. «Chegaram hoje os primeiros ventiladores para reforçar o SNS, incluindo 78 doados a Lisboa pela empresária e benemérita Sra Ming-Chu Hsu. É um contributo essencial para apoiar a vida dos mais atingidos pela doença e para o trabalho dos nossos profissionais de saúde», referiu o autarca.

Na mesma publicação foram incluídas várias imagens das caixas com  o equipamento, sendo possível ler numa delas uma mensagem de Ming. «Here, where the land ends and the sea begins; The epidemic will fade way; The friendship shall last forever» [‘Aqui, onde a terra acaba e começa o mar; a epidemia vai desaparecer, a amizade vai durar para sempre’].

Quem é Ming Chu Hsu?

Mas esta não é a primeira vez que a milionária chinesa ajuda Portugal. Duas semanas antes deste episódio, Ming Hsu já tinha oferecido um conjunto de materiais de proteção ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Além deste donativo, a empresária do ramo imibiliário organizou um consórcio de empresas luso-chinesas que já reuniram mais de 200 mil euros para entregar a entidades oficiais portuguesas.

A discreta filantropa, natural de Taiwan, tem a maioria das suas empresas sediada em Hong Kong, investindo parte da sua fortuna no setor imobiliário em Portugal, exemplo dos 100 milhões de euros no condomínio sustentável Bloom Marinha, em Cascais. Casada com um norte-americano e mãe de dois filhos, Ming Chu Hsu tentou comprar alguns dos campos de golfe que pertenciam ao Grupo Espírito Santo, mas a aquisição, segundo o jornal Expresso,  foi impedida por ordem judicial.

Apoio à Educação

Em 2017 a filantropa chinesa, que reside em Hong Kong e apoia várias instituições sem fins lucrativos na área da educação, doou 2 milhões de euros à  Nova School of Business & Economis (Nova SBE) de Carcavelos com o objetivo de ajudar a promover a educação empresarial no mundo.

«Estou sempre à procura de projetos com impacto e a Nova SBE (inaugurada em 2018) é definitivamente um desses exemplos», disse Ming à Nova SBE, citada pelo site Macau Business, que adianta que Ming tem operações offshore em Malta. «O novo campus é um passo em direção ao futuro e permitirá uma nova abordagem de aprendizagem numa escola cada vez mais ajustada ao mundo corporativo e à sociedade. A Nova SBE já é um centro de talentos reconhecido internacionalmente e o novo campus levará a escola ao topo da Europa», concluiu Ming Chu Hsu.

Natural de Taiwan, Ming Chu Hsu deixou o cidade-natal aos 17 anos e mudou-se para Nova Iorque. Formou-se em Matemática e Finanças e, em 1992, concluiu o MBA. Durante os 20 anos em que viveu na ‘cidade que nunca dorme’, assegurando a dupla nacionalidade, a empresária trabalhou em Wall Street e na empresa Texcomm, até fundar a sua própria empresa, a TRM, que administra ativos imobiliários nos EUA e no mundo.

Texto: Carla S. Rodrigues; Foto: DR

LEIA MAIS
Covid-19: Detida septuagenária infetada que andava às compras em Ovar
Covid-19: Homem infetado fugiu do Porto e foi detido depois de aterrar nos Açores

Leia a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS