ALERTA | Médicos estão a receber máscaras fora de prazo de validade

Centros de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) receberam material de proteção com a data vencida em 2014.

ALERTA | Médicos estão a receber máscaras fora de prazo de validade

Fonte de uma Unidade de Saúde de Lisboa, que não se quis identificar por temer represálias, contou ao Portal de Notícias Impala que receberam esta semana 100 máscaras cirúrgicas e 50 FFP2 com o prazo vencido desde novembro de 2014. A fonte pediu esclarecimentos à ARSLVT, tendo sido dito por aquele organismo que as máscaras se encontram «em boas condições. O Portal de Notícias Impala teve acesso ao documento enviado para as Unidades de Saúde Familiar, no qual se aconselha aos profissionais de saúde apenas que as máscaras sejam substituídas com mais frequência. «Face à emergência do uso de máscaras, à escassez das mesmas nos ACES e á sua disponibilidade nos serviços centrais da ARS LVT com um prazo que já se encontra ultrapassado, foram as mesmas, por nós, avaliadas.

Aos profissionais, é recomendado o uso das máscaras fora de validade

Pese embora a data de validade, as mesmas encontravam-se devidamente fechadas, armazenadas em local sem humidade, afastadas de qualquer possível foco de contaminação, encontrando-se por isso, em boas condições de higiene e segurança no que se refere ao seu uso.
Os estudos que consultamos referem que “podem”, com os anos, perder alguma da sua eficácia (cerca de 5 /porcento) o que no atual contexto da pandemia, se sobrepõe ao seu não uso. Propositadamente deixamos a data visível, como um alerta», explica o documento. Aos profissionais, é ainda recomendado o uso das máscaras fora de validade: «Recomendamos o seu uso, podendo, eventualmente, ser substituídas com mais frequência».

Texto: Cynthia Valente | WiN Porto

LEIA MAIS
Covid-19. Suspensão dos créditos para apoiar as famílias e empresas

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS