Médico crítico de uso de máscaras processado pela Ordem dos Médicos

Médico crítico do uso de máscaras e outros 6 clínicos alvos de processo instaurado pela Ordem dos Médicos por «desinformação» à população.

Médico crítico de uso de máscaras processado pela Ordem dos Médicos

Gabriel Branco, especialista em neurorradiologia do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, tem dois processos disciplinares abertos pelo Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos (OM), noticia a edição impressa, esta quinta-feira, 12 de novembro, o JN. O médico, noticia o Observador, terá passado declarações a doentes com indicação clínica para os libertar da obrigatoriedade de uso máscara, competência que não lhe pertencerá, esclarece a Sociedade Portuguesa de Radiologia, embora o clínico assegurar o contrário.

LEIA DEPOIS
Recém-nascido arrancado do chão depois de enterrado vivo [vídeo]

Ordem dos Médicos aplica processos aos clínicos do grupo Médicos Pela Verdade

Gabriel Branco é um dos fundadores do grupo Médicos Pela Verdade e tem defendido que as máscaras devem apenas ser usadas por pessoas doentes em contacto com indivíduos saudáveis, pelos cuidadores e por quem trabalha na desinfeção de zonas hospitalares onde a doença é tratada. Esta e outras posições, que a OM considera desvalorizarem o risco da pandemia, estão na origem da abertura de processos disciplinares contra outros seis médicos daqieçe grupo.

Processos podem arrastar-se e médicos podem até recorrer para os tribunais

Maria do Céu Machado, que preside ao Conselho Disciplinar Regional do Sul da OM, revel que os profissionais em causa foram já notificados e quase todos já responderam. A médica espera que haja decisão “em breve” – o conselho reúne quinzenalmente, às terças-feiras, mas, adianta, este processo pode arrastar-se, no caso de haver interposição de recursos. Em último caso, se os médicos visados não concordarem com a decisão, podem até recorrer aos tribunais.

LEIA AGORA
Covid-19: Bloco de Esquerda quer travar abertura de supermercados às 06h30

Impala Instagram


RELACIONADOS