Medicamento para a próstata pode atrasar desenvolvimento de Parkinson

Investigadores consideram que o medicamento com esta substância pode retardar a progressão de Parkinson.

Medicamento para a próstata pode atrasar desenvolvimento de Parkinson

Chama-se terazosina e, ao relaxar os músculos da bexiga e da próstata, ajuda a aliviar a hiperplasia prostática benigna (BPH). Segundo a BBC, investigadores consideram que o medicamento quem contém esta substância pode atrasar a progressão de Parkinson, algo que atualmente ainda não é possível.

LEIA DEPOIS: Recluso de 30 anos morre depois de atear fogo à própria cela em Lisboa

A terazosina tem vindo a ser apontada como sendo capaz de prevenir a degeneração das células cerebrais, provocada pela doença, caso comece a ser tomada antes de se manifestar e também é capaz de desacelerar o desenvolvimento, se for administrada no início da doença. Esta substância ativa a enzima chamada PGK1 que tem um papel muito importante na prevenção da morte das células cerebrais.

Cientistas irão realizar ensaio com doentes

Esta descoberta junto investigadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos da América, e do Instituto de Distúrbios Cerebrais de Pequim, na China que analisaram os efeitos em animais que sofrem de Parkinson.

«Quando testamos o medicamento em vários animais com a doença, todos mostraram melhorias», afirmou à BBC, Lei Liu, um dos autores do estudo. «A coordenação motora melhorou e, ao mesmo tempo, os sinais moleculares da degeneração das células também melhoraram», sustentou.

O próximo passo será realizar um ensaio clínico em pacientes com Parkinson e avaliar a eficácia do medicamento. O facto de ser um medicamento que já se encontra no mercado irá facilitar o arranque dos novos ensaios clínicos.

LEIA MAIS

Corpo de mulher retirado da marina do Funchal

Previsão do tempo para quarta-feira

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS