Mau tempo Açores | Proteção Civil alerta para agravamento no grupo central

A Proteção Civil dos Açores alerta para agravamento do tempo nas ilhas do grupo central que estão, durante a manhã, sob aviso amarelo devido às previsões de chuva, por vezes forte, e trovoadas.

Mau tempo Açores | Proteção Civil alerta para agravamento no grupo central

A Proteção Civil dos Açores alerta para agravamento do tempo nas ilhas do grupo central que estão durante a manhã sob aviso amarelo devido às previsões de chuva, por vezes forte, e trovoadas. Numa nota enviada às redações, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “a passagem de um sistema frontal irá provocar um agravamento do estado do tempo” nas ilhas Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial, que estão sob aviso amarelo até às 12h00 locais (13h00 em Lisboa) de hoje.

LEIA DEPOIS
Novo tipo de pneumonia viral faz segunda vítima na China

Previsões de precipitação por vezes forte

Devido às previsões de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada por trovoadas, a Proteção Civil açoriana recomenda à população do grupo central do arquipélago que sejam tomadas medidas de autoproteção, como manter limpos os sistemas de drenagem das residências, e desaconselha a circulação sem necessidade, tendo em conta a eventual formação de lençóis de água.

Em locais não pavimentados, a Proteção Civil alerta que “as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros”. O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

LEIA MAIS
Cratera em pavimento engole autocarro e faz 6 mortos e dezenas de feridos [vídeo]
Detidos cinco suspeitos de matar estudante cabo-verdiano em Bragança

Impala Instagram


RELACIONADOS