Marcelo empossou ministros para Infraestruturas e Habitação e seis secretários de Estado

O Presidente da República deu hoje posse aos novos ministros das Infraestruturas, João Galamba, e da Habitação, Marina Gonçalves, e a seis secretários de Estado, entre os quais o da pasta do Tesouro, Pedro Sousa Rodrigues.

Marcelo empossou ministros para Infraestruturas e Habitação e seis secretários de Estado

Marcelo empossou ministros para Infraestruturas e Habitação e seis secretários de Estado

O Presidente da República deu hoje posse aos novos ministros das Infraestruturas, João Galamba, e da Habitação, Marina Gonçalves, e a seis secretários de Estado, entre os quais o da pasta do Tesouro, Pedro Sousa Rodrigues.

Além de Pedro Sousa Rodrigues, que substitui Alexandra Reis no Tesouro, Marcelo Rebelo de Sousa deu posse aos novos secretários de Estado da Energia e Clima, Ana Claudia Gouveia, do Ambiente, Hugo Pires, das Infraestruturas, Frederico Francisco, da Habitação, Fernanda Rodrigues, e da Agricultura, Carla Alves Pereira.

Segundo fonte do executivo, a mudança mais inesperada no Governo, a saída de Rui Martinho das funções de secretário de Estado da Agricultura, acontece por motivos de saúde.

Os novos governantes tomaram posse numa breve cerimónia no Palácio de Belém, em Lisboa, que começou às 18:06 com a chegada à sala dos embaixadores do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e do primeiro-ministro, António Costa.

Terminou pouco depois, pelas 18:11, tendo estado presentes o ex-ministro Pedro Nuno Santos, o ex-secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, e membros do atual executivo como os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, Finanças, Fernando Medina, e Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Marcelo Rebelo de Sousa despediu-se de Pedro Nuno Santos com um aperto de mão prolongado enquanto António Costa deu ao seu ex-ministro das Infraestruturas um abraço caloroso.

Com a saída de Pedro Nuno Santos, o líder do executivo optou por separar as pastas das Infraestruturas e da Habitação, entregando a primeira a João Galamba, que deixou o cargo de secretário de Estado e do Ambiente, e a segunda a Marina Gonçalves, que assim passou de secretária de Estado e ministro da Habitação.

João Galamba, natural de Lisboa, tem 46 anos, é licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e concluiu a parte letiva do doutoramento em Ciência Política na London School of Economics.

Eleito pela primeira vez deputado do PS em 2009, sob a liderança de José Sócrates, fez parte do chamado grupo dos “jovens turcos”, juntamente com Pedro Nuno Santos, Pedro Delgado Alves e Duarte Cordeiro, no período em que os socialistas tiveram António José Seguro no cargo de secretário-geral.

Já sob a liderança de António Costa, João Galamba foi porta-voz do PS e coordenador da bancada socialista na Comissão de Orçamento e Finanças e vice-presidente do Grupo Parlamentar.

No anterior executivo, João Galamba foi secretário de Estado Adjunto e da Energia e iniciou funções no atual Governo, de maioria absoluta socialista, com o cargo de secretário de Estado do Ambiente e da Energia.

Marina Gonçalves, natural de Caminha, tem 34 anos, é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, sendo mestre em Direito Administrativo pela mesma faculdade.

Em novembro de 2015, com a formação do Governo da “Geringonça”, iniciou funções como assessora do gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

Eleita deputada do PS em outubro de 2019, pelo círculo de Viana do Castelo, integrou a Comissão de Trabalho e Segurança Social e a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à Atuação do Estado na Atribuição de Apoios na sequência dos incêndios de 2017.

Foi também vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura, onde acompanhou as áreas da habitação, do trabalho e da segurança social. Depois, ainda na anterior legislatura, passou para o Governo, desempenhando as funções de secretária de Estado da Habitação.

 

PMF // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS