Pneumonia viral | Mais quatro casos detetados na China

Quatro novos casos foram identificados como sendo de novo tipo de pneumonia viral, com origem na cidade de Wuhan, na China.

Pneumonia viral | Mais quatro casos detetados na China

Estes casos fazem subir para 45 o número de pessoas que contraíram o novo tipo de pneumonia viral, num balanço que conta com duas mortes e cinco pacientes que permanecem em estado grave. O alerta de disseminação do vírus foi dado esta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS), depois de os primeiros casos detetados fora da China terem sido conhecidos, na Tailândia e no Japão, com ambos os pacientes a terem visitado Wuhan recentemente.

LEIA DEPOIS
Zé do Pipo | Polícia recorre a ADN do cantor após encontrar corpo numa praia de Mafra

EUA vão monitorizar os passageiros dos voos provenientes de Wuhan

Os casos de pneumonia viral alimentaram receios sobre uma potencial epidemia, depois de uma investigação ter identificado a doença como um novo tipo de coronavírus, uma espécie de vírus que causa infeções respiratórias em seres humanos e animais e são transmitidos através da tosse, espirros ou contacto físico.

Em resposta a estas informações, os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira que vão monitorizar os passageiros dos voos provenientes de Wuhan para nos aeroportos em Los Angeles, São Francisco e Nova Iorque. Este é um período de maior circulação de cidadãos de e para a China por causa das celebrações do Ano Novo Chinês, no próximo dia 25.

As autoridades de saúde admitem que possa ter havido um caso de contágio entre pessoas no surto de pneumonia viral na China, mas afirmam que “não há uma indicação clara e sustentada de transmissão” entre humanos. O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) refere que o caso importado do Japão tem uma história de contacto com uma pessoa com infeção respiratória aguda mas não confirmada laboratorialmente.

 

LEIA MAIS
GNR apreende 85 mil cigarros no aeroporto de Lisboa
Imitações de perfumes podem provocar doenças de pele crónicas

Impala Instagram


RELACIONADOS